metropoles.com

Seguranças da UnB destroem instalação na véspera de abertura da mostra

A obra, que consiste em um labirinto formado por uma série de faixas de venda de imóveis, faz parte da exposição “Dos Que Habitam Crônicas”

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
dos que habitam crônicas 1
1 de 1 dos que habitam crônicas 1 - Foto: Divulgação

Nem mesmo uma exposição organizada em ambiente universitário escapou à recente onda de ataques às artes plásticas. Agentes da Prefeitura da Universidade de Brasília (UnB) destruíram a instalação “Faixadas”, de Mário Roberto, artista e estudante da instituição.

A peça, que consiste em um labirinto formado por uma série de faixas de anúnio de imóveis, faz parte da exposição “Dos Que Habitam Crônicas”, com abertura marcada para esta terça-feira (19/9), e estava sendo montada no gramado da Galeria de Arte da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU).

O professor do Instituto de Artes (IDA) da UnB Átila Regiani estava presente no local e denunciou a ação. “Os seguranças começaram a destruir o trabalho antes mesmo de requererem qualquer explicação ou autorização, solicitando as mesmas apenas depois que eu os interpelei”, disse.

0

Confusão
Segundo a assessoria de comunicação da UnB, os agentes da Prefeitura foram ao local remover a peça após denúncias de que a instalação estaria atrapalhando a passagem de pedestres. Apesar da obra estar distante da calçada, atendo-se apenas ao gramado localizado diante da galeria, os agentes acharam por bem dar início à retirada das peças.

A mostra “Dos Que Habitam Crônicas” exibe fotos, pinturas, esculturas e instalações realizadas por alunos do Instituto de Artes da UnB. Os trabalhos têm como objetivo estimular pensamentos e desejos por meio de objetos do cotidiano que transitam entre o público e o privado.

Participam da exposição os artistas Van San, Thalita Perfeito, Daniela Asantewaa, Amanda Rodrigues Courinos, Mariana Destro, Romulo Barros, Danilo Piermatei, Lucas Sertifa, João Wesley e Mário Roberto. A produção artística e a curadoria foram realizadas sob a orientação dos professores Ruth Sousa, Andrea Sá e Átila Regiani.

“Dos Que Habitam Crônicas”
Até o dia 30 de setembro, na Galeria de Arte da Faculdade de Arte e Urbanismo (ICC Norte, próximo ao Ceubinho), na Universidade de Brasília. Visitação de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. Classificação indicativa livre

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?