metropoles.com

Exposição do Mondrian tem atrações especiais para as crianças

Cadeira gigante, imã e contação de histórias estão entre as atrações organizadas pelo CCBB para alegrar o público mirim

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
mondrian educativo
1 de 1 mondrian educativo - Foto: Divulgação

Os amantes das artes vibraram com a chegada da exposição “Mondrian e o Movimento De Stijl” ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). A mostra, que trouxe 30 quadros do artista holandês e 70 obras de artes de outros artistas do movimento de vanguarda europeu, já recebeu mais de 75 mil pessoas desde a data de sua abertura, no dia 21 de abril.  Se você ainda não visitou a exposição, vale ir até o local com o guia virtual elaborado pelo Metrópoles para facilitar o passeio pela mostra.

Um fato bacana – e que facilita a vida dos pais – é que a exposição também atende ao público mirim. O local conta com diversos espaços lúdicos destinados às crianças com atividades que vão desde contação de história a jogos de quebra-cabeça. Confira as atrações:

Paulo Lannes/Metrópoles

Cadeira gigante e Lambe-lambe
Na área externa, próxima à antiga bilheteria do CCBB, há duas atrações para os jovens visitantes. Uma delas é a reprodução da colorida cadeira criada por Gerrit Rietveld. Com proporções exageradas, o mobiliário rende ótimas fotos para serem postadas em redes sociais. Logo ao lado está instalada uma máquina “lambe-lambe” adaptada para que o visitante use seu próprio celular para fazer com que a pessoa pareça estar inserida em um quadro do pintor holandês Piet Mondrian.

Paulo Lannes/Metrópoles

Tela de imã do Victory Boogie-Woogie
O quadro foi o último pintado pelo Mondrian e ficou inacabado, ainda com as fitas adesivas que ele usava pra experimentar cores na tela. Por conta desse aspecto, a pintura é frágil e nunca saiu do Museu de Haia, na Holanda. Em Brasília, a mostra disponibilizou no térreo da Galeria I uma reprodução da obra de arte e, ao lado, colocou um quadro de imã branco que possui o mesmo tamanho. Junto, há um quebra-cabeça colorido para as crianças construírem um quadro igual à reprodução exposta ou, por que não, montar sua própria versão do Victory.

Paulo Lannes/Metrópoles

Canto das crianças
Próximo à tela de imãs do Victory Boogie-Woogie há um espaço que exibe um documentário lúdico sobre o processo de criação do Movimento De Stijl. A linguagem didática e as imagens coloridas são verdadeiros atrativos para os pequenos. De quebra, os bancos destinados às crianças são cópias miniaturizadas das cadeiras projetadas por Gerrit Ritvield, um dos artistas do movimento De Stijl.

Helio Montferre/Divulgação

Brincadeira virtual
No subsolo da Galeria I há um outro quebra-cabeça, só que este é completamente virtual. Como em um videogame de última geração, o visitante usa movimentos do corpo, captado por um sensor, para montar as peças de um famoso quadro de Mondrian. A brincadeira é para ser feita em dupla e vence aquele que encontrar as grades certas para as cores disponíveis com mais rapidez.

Divulgação

Contação de Histórias
Todos os sábados e domingos, às 11h, às 14h e às 15h, um grupo de educadores utiliza bonecos, objetos cotidianos e músicas para contar histórias para a criançada. Todas as narrativas abordam algum aspecto apresentado pela arte de Mondrian. Em “O Coelho que Enxergava Além”, por exemplo, o roedor vê cores diferentes dos outros animais e ninguém compreende isso. Em certo momento, as crianças têm que contar com essas diferenças percebidas pelo coelho para se salvarem de uma tempestade. A atividade é gratuita e ocorre na área externa do CCBB.

Pixabay

Escutando e aprendendo
Mondrian ouvia jazz, ritmo norte-americano consagrado no mundo inteiro, para criar seus quadros. Educadores do CCBB aproveitaram esse conhecimento para convidar os jovens a relacionarem cores e sons a partir do estilo musical e de seus instrumentos, todos sábados e domingos, às 16h. Aqui vai uma dica: chegue cedo no local, pois a atividade é limitada a 10 crianças por dia. Todas devem ter mais de 7 anos.

Divulgação

Riscos e rabiscos
Que tal desenhar e pintar um quarto parecido com o que foi inspirado pelas obras do Mondrian? Ou aprender as técnicas de impressão utilizadas pela revista De Stijl, que deu nome ao movimento de vanguarda? Ambas as experiências são possíveis durante os fins de semana, às 14h (desenho) e às 17h (impressão). Na turma de desenho são aceitas crianças entre 3 e 6 anos. Já a de impressão só recebe aquelas que tiverem mais de 7 anos. Chegue cedo para garantir uma vaga.

Helio Montferre/Divulgação

Cores e luzes
O Pavilhão de Vidro do CCBB foi repaginado para a exposição do Mondrian. Todos os 530m² da estrutura ganharam um revestimento que se assemelha em muito aos quadrados coloridos pintados pelo artista holandês Pieter Mondrian. À noite, o efeito é ainda mais belo: com a luz que se projeta da área interna, as paredes envidraçadas se transformam em imensos vitrais.

“Mondrian e o Movimento De Stijl”
Até 4/7. Quarta a segunda, das 9h às 21h. No Centro Cultural Banco do Brasil (Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2, 3108-7600). Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?