metropoles.com

Filmes de arte, nacionais e blockbusters dividem espaço nas telas

Oito estreias invadem os cinemas nesta quinta (24/9). As produções vão da aventura “Evereste” a “A Pele de Vênus”, mais recente trabalho do cultuado Roman Polanski

atualizado

Compartilhar notícia

Universal Pictures/Divulgação
1 de 1 Universal Pictures/Divulgação - Foto: null

As opções de cinema do brasiliense aumentaram consideravelmente nesta quinta (24/9). Tem estreias para todos os públicos. A novidade para a criançada é a animação “Hotel Transilvânia 2”. O bom momento vivido pela produção nacional se confirma por meio de três títulos: “A Hora e a Vez de Augusto Matraga”, mais recente adaptação da obra de Guimarães Rosa, e os documentários “Campo de Jogo” e “Orestes”.

Na seara do cinema americano, a aventura “Evereste” e a comédia “Um Senhor Estagiário” também abocanham parte do circuito. Para os mais interessados no cinema autoral, “A Pele de Vênus”, novo de Roman Polanski, e o relançamento de “Nosferatu – O Vampiro da Noite” (1979) representam ótimas sugestões.

Confira a lista completa das estreias desta quinta (24/9):

“Campo de Jogo”
Em vez da pompa de grandes craques em torneios profissionais, Eryk Rocha (“Transeunte”) preferiu um campeonato amador de favelas no Rio de Janeiro, pertinho do estádio Maracanã. Lá, o diretor encontrou poesia suficiente para rodar seu mais recente documentário. É bom que boleiros e cinéfilos se programem: o filme estreou em horário ingrato (17h40, no Espaço Itaú).

Veja horários e salas.

“Evereste”
Baltasar Kormákur tem construído carreira entre dois países: a Islândia, terra natal, e os EUA. Diretor de “Dose Dupla” (2013), ele acumula mais um trabalho em Hollywood neste “Evereste”, com Jake Gyllenhaal, Sam Worthington e Jason Clarke, entre outros nomes. Uma tempestade de gelo coloca em perigo um grupo de alpinistas que almeja alcançar o ponto mais alto do planeta (8.848 metros).

Veja horários e salas.

“A Hora e a Vez de Augusto Matraga”
A primeira adaptação do conto de Guimarães Rosa, encartado no livro “Sagarana”, venceu o primeiro Festival de Brasília. Cinquenta anos se passaram e a história ganha nova versão pelas mãos de Vinícius Coimbra. João Miguel vive o personagem-título, atravessado por sentimentos de fé e vingança. Rodado em 2011, o longa traz Chico Anysio e José Wilker em seus últimos papéis no cinema.

Veja horários e salas.

“Hotel Transilvânia 2”
Entre os anos 1990 e a década de 2000, o russo Genndy Tartakovsky respondeu por alguns dos mais queridos desenhos da TV, como “O Laboratório de Dexter” e “Samurai Jack”. Agora, ele tenta emplacar uma sequência do filme de 2012. Na continuação, o neto de Drácula, mais humano do que vampiro, ameaça extinguir a linhagem vampiresca (e imortal) que gerencia o hotel.

Veja horários e salas.

“Nosferatu – O Vampiro da Noite” (1979)
Se “Hotel Transilvânia” é filme de vampiro para crianças, esse clássico de Werner Herzog só pode ser recomendado para crescidos. Ator preferido do cineasta alemão entre os anos 1970 e 1980, Klaus Kinski encarna o Conde Drácula. Não espere um dentuço elegante: o personagem de Herzog encara a eternidade como um martírio. O clássico volta para a tela grande em cópia restaurada e digital.

Veja horários e salas.

“Orestes”
Documentário realizado com procedimentos de ficção, o filme parte da tragédia grega “Oréstia”, de Ésquilo, para investigar os reflexos da ditadura militar e da violência na sociedade brasileira atual. Um júri simulado e sessões de psicodrama compõem o registro. É o segundo longa do mineiro Rodrigo Siqueira, autor de “Terra Deu, Terra Come” (2010).

Veja horários e salas.

“A Pele de Vênus”
Em atividade há sessenta anos, Roman Polanski volta a adaptar uma peça de teatro no mais recente trabalho. Após levar para a tela o texto que originou “Deus da Carnificina” (2011), o franco-polonês narra um duelo entre uma atriz (Emmanuelle Seigner) e um diretor (Mathieu Amalric) em “A Pele de Vênus” (2013). Um Polanski minimalista e (ainda) impactante.

Leia crítica e veja horários e salas.

“Um Senhor Estagiário”
A comédia não é exatamente novidade na carreira de Robert De Niro. Ele já viveu papéis engraçados lá atrás, em “Olá, Mamãe!” (1970), de De Palma, e no subestimado “O Rei da Comédia” (1982), de Scorsese. A diferença é que, já há alguns bons anos, o gênero se tornou seu ganha-pão. Aqui, ele interpreta um estagiário de 70 anos que é admitido no site de moda comandado por Jules (Anne Hathaway).

Leia crítica e veja horários e salas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?