metropoles.com

Mais motoristas são multados por impedir passagem de emergência

De janeiro a agosto deste ano, 365 condutores foram autuados por esse motivo. Número é 29% maior do que o do mesmo período de 2016

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Ambulância do SAMU
1 de 1 Ambulância do SAMU - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Condutores que deixam de dar passagem às ambulâncias e aos veículos de socorro de incêndio, salvamento, de polícia, de fiscalização de trânsito e dos precedidos de batedores em serviço de urgência e devidamente identificados cometem infração gravíssima. A multa, neste caso, é de R$ 293,47 e o motorista ganha sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Mesmo com punição pesada, a situação não é incomum. Segundo dados do Departamento de Trânsito (Detran-DF), de janeiro a agosto deste ano, 365 condutores foram autuados por obstruir a passagem de veículos em atendimento de urgência. Um aumento de 29% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram aplicadas 283 multas.

Outra infração grave
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, quando o veículo se aproximar com os dispositivos de emergência acionados, todos os condutores deverão deixar livre a passagem pela faixa da esquerda, indo para a direita da via e parando, se necessário.

Além de ser obrigado a facilitar a passagem dos veículos de emergência, o condutor também não pode aproveitar o espaço deixado por eles e seguir logo atrás, sob pena de cometimento de outra infração de trânsito grave, com multa no valor de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH.

De acordo com orientação do diretor-geral do Detran-DF, Silvain Fonseca, os motoristas devem ficar atentos, procurar andar sempre nas faixas da direita, deixando as da esquerda livres para o pronto atendimento em caso de emergência.

“As faixas da esquerda são destinadas à ultrapassagem e ao deslocamento dos veículos de maior velocidade. É importante estarem livres para facilitar o trânsito de viaturas em situações críticas”, ressalta Fonseca.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?