metropoles.com

Tensão no Aeroporto JK. Áudio revela momento em que controlador impede colisão entre aviões

Piloto de um avião que estaria a serviço da PF para transportar João Santana, marqueteiro do PT, não teria respeitado a recomendação e acabou interferindo na decolagem de uma aeronave da FAB

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Avião
1 de 1 Avião - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Gravações revelam o momento em que um controlador de voo evita um grave acidente entre duas aeronaves no Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek. O caso ocorreu por volta das 7h30, na manha dessa terça-feira (23/2).

Os aviões deixariam o aeroporto, simultaneamente, por volta das 7h30. As aeronaves seguiriam por rotas distintas. O avião identificado como  PR-BSI teria que fazer uma curva para direita, em direção a Guarulhos, São Paulo. Segundo informações preliminares, a aeronave estaria a serviço da Polícia Federal e seguia para transportar o marqueteiro do PT João Santana ao Paraná.

Entretanto, de acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o piloto não respeitou a recomendação e acabou se deslocando à esquerda e interferiu na decolagem de um avião da FAB. Rapidamente o controlador aéreo notou a falha, alterou as rotas e impediu a colisão.

Leia a transcrição do momento em que o controlador pede para que os pilotos alterem a rota:

Controlador: Força Aérea 85.282, trace uma posição de uma hora. Curve imediatamente agora para o rumo norte, senhor, a fim de evitar que essa aeronave… Interrompa a subida agora.

Controlador:
Força Aérea 2582 controle Brasília, interrompa a subida agora. Trace uma correção agora de uma hora, mesma altitude, senhor.

Piloto da FAB:
Tô visual, mantendo separação aqui. A aeronave iniciou curva à direita, a saída nossa ficou conflitante com esse tráfego, ok? A saída era prevista, a decolagem da 11 esquerda com ligeiramente curva à direta. Não tem, não tem mais como fazer essa saída aqui com essa aeronave decolando.

Controlador:
O senhor está correto, Força Aérea 2582. Bravo-Serra e Índia (PR-BSI), a sua decolagem deveria ter iniciado a curva à direita, 4,1 mil pés. Suba agora para o nível 270.

Piloto do PR-BSI:
Subindo para o 270 pró-sul.

Aeronave a serviço da PF que teria se envolvido no incidente*Felipe Rau/Estadão Conteúdo**

 

Investigação
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), um jatinho executivo operado pela Polícia Federal estaria envolvido no acidente. Ao Metrópoles, a Polícia Federal disse que está apurando o caso.

A Aeronáutica vai investigar o incidente. Áudios e informações de radar serão analisados. A FAB informou em nota que duas decolagens simultâneas foram autorizadas: a da aeronave de matrícula PR-BSI, com destino a Guarulhos, que levantaria voo na pista da direita, e a do avião FAB 2582, que iniciaria a viagem na pista da esquerda.

João Santana
O avião a serviço da Polícia Federal seguiria para Guarulhos para levar o marqueteiro do PT João Santana e a mulher dele, Mônica Moura, para o Paraná. O casal, que teve a prisão decretada na segunda (22) em mais uma fase da Operação Lava Jato, retornava da República Dominicana e seria levado na aeronave até Curitiba (PR).

Santana e a mulher são acusados de receber dinheiro de propina da Petrobras para pagamento de campanhas eleitorais do Partido dos Trabalhadores.

Colaborou Lucas Dantas 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?