metropoles.com

‘Outubro Rosa’ pet alerta para câncer em animais com campanha no Parque da Cidade

Quando castrada antes do primeiro cio, uma cadela passa a ter menos de 1% de risco de desenvolver câncer de mama

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 Michael Melo/Metrópoles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

As tradicionais ações que alertam para o diagnóstico precoce do câncer de mama em outubro ganharam um novo enfoque neste sábado (17/10): a prevenção da doença em cachorros e gatos. Veterinários e alunos da Universidade de Brasília (UnB) montaram uma banca com folhetos informativos sobre prevenção, diagnóstico e tratamento. A campanha movimentou, entre 9h e 14h, o Bosque dos Atletas do Parque da Cidade.

A veterinária Martha Rocha, 35 anos, é uma das organizadoras do evento e alerta para a necessidade de castração de cadelas e gatas depois do primeiro cio. “Muita gente desconhece que os animais podem ter câncer. A castração é um dos meios mais indicados para prevenir a doença. Este é o segundo ano em que realizamos a campanha e temos bons retornos por parte da comunidade”, disse.

A cadela Belinha, de 10 anos, é da raça leão da rodésia e teve câncer de mama há dois anos. Sua dona, a universitária Carolina Azevedo, 19, conta que percebeu um caroço no pet e a levou ao veterinário. A biopsia indicou que o nódulo era benigno.

Uma cirurgia de retirada da cadeia mamária foi feita para evitar que a doença volte. “A recuperação dela foi rápida. Ficou apenas um dia internada, depois demos a medicação em casa. Até hoje ela faz acompanhamento médico”, conta Carolina. Todos esses procedimentos podem ser feitos no hospital veterinário da UnB.

A cachorrinha Sheron, de 7 anos, está com câncer e também participou da ação no parque no sábado. Lucas Veras, 23, dono de Sheron, explica que descobriu o nódulo há uma semana e espera o resultado da biopsia. “Estava brincando com ela quando reparei que tinha algo errado. Levamos ao veterinário e aguardamos um retorno para marcar a cirurgia”, disse.

Saiba como prevenir os tumores de mama

Castração
Ao contrário do que muitos pensam, deixar o animal cruzar ou ter mais de uma gestação não previne o surgimento de neoplasias. Nas cadelas, os tumores das glândulas mamárias são mais frequentes, representando 50 a 70% de todos as neoplasias. Quando castrada antes do primeiro cio, uma cadela passa a ter menos de 1% de risco de desenvolver câncer de mama. A castração em gatas reduz em 91% as chaces de desenvolvimento de lesões de mama.

Primeiros sinais
As lesões podem ser únicas ou múltiplas, geralmente com aspecto nodular e de tamanhos variados.

Como examinar
O animal deve ser posicionado de barriga para cima, de modo que seja possível apalpar todas as mamas, verificando a presença de nódulos ou qualquer aumento de volume. O exame deve ser feito periodicamente.

Tratamento
O principal tratamento é por meio da remoção cirúrgica da cadeia mamária. Os tumores removidos devem ser enviados para uma análise microscópica, feita por um patologista veterinário. A avaliação determina se existe a necessidade de complementação com outros tipos de tratamento, como a quimioterapia, por exemplo.

0

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?