*
 

O gramado da Esplanada dos Ministérios será palco da anual Festa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida nesta quarta-feira (12/10). A homenagem à santa, que é padroeira do Brasil e da capital federal, deve reunir cerca de 70 mil fiéis, segundo a Arquidiocese de Brasília. Com início às 8h30, as festividades devem seguir até depois das 19h.

A celebração começa com uma missa realizada especialmente para as crianças, que também são homenageadas no dia. Depois, ocorre a coroação da imagem de Nossa Senhora Aparecida, seguida de uma apresentação do coral da Paróquia São Domingos Sávio, do Riacho Fundo I. À tarde, as atividades têm foco em jovens e adultos e incluem homenagens e momentos de oração.

Por fim, será realizada a Santa Missa Solene, às 17h, e uma procissão pela Esplanada dos Ministérios. A festa também dá início ao Ano Mariano, que segue até 11 de outubro de 2017, em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no Rio Paraíba do Sul.

Trânsito
O Batalhão de Trânsito da Polícia Militar ficará encarregado pela operação de tráfego na Esplanada. De acordo com a corporação, a via S1 (lado sul do Eixo Monumental) será interditada a partir das 6h. Será permitida a passagem de veículos credenciados, ônibus e carros de emergência até a entrada da L2 Sul.

Já a via N1 (lado norte do Eixo Monumental) seguirá com trânsito normal. Durante a procissão, por volta das 18h30, o púbico seguirá no sentido Congresso Nacional pela via S1, fazendo o contorno pela Avenida das Bandeiras e retornando pela via N1, onde três faixas serão interditadas.

Nossa Senhora Aparecida
A história de devoção à Nossa Senhora da Conceição Aparecida teve início em 1717, quando a imagem da santa foi encontrada por três pescadores no Rio Paraíba, próximo à cidade de Guaratinguetá, em São Paulo. Conta-se que naquele ano, o povo passava por dificuldades econômicas e para completar, a escassez de peixe na região era muito grande.

Após os pescadores resgatarem a imagem e a colocarem no barco, surpreendentemente uma quantidade enorme de peixe foi pescada. Esse foi, então, o primeiro milagre atribuído a Nossa Senhora Aparecida. Mas somente em 1930, ela foi proclamada pelo Papa Pio XI como padroeira do Brasil. Além de padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida é também padroeira da capital federal, das grávidas e recém-nascidos, rios e mares, do ouro, do mel e da beleza.

Confira abaixo a programação completa:
– 8h – Animação para Missa das Crianças – Altar no canteiro central da Esplanada
– 8h30 – Santa Missa de Nossa Senhora Aparecida para as Crianças
– Coroação de Nossa Senhora feita pelas crianças
– Logo após a Missa – Festival de sorvete com sorteio de Brinquedos, Brinquedos Infláveis, Praça de Alimentação
– 14h – Oração do Ofício de Nossa Senhora
– 14h50 – Inicio do Santo Terço
– 15h40 – Homenagem dos jovens a Nossa Senhora.
– 17h – Missa Solene
– 18h30 – Inicio da Procissão das Velas com as três paradas para bênçãos da Saúde, aos Governantes e a Pátria e para as Família – procissão irá até o Segundo Quadrilátero Central após a Catedral.
– Ao final da procissão – Benção final no Altar Central

(Com informações da Arquidiocese de Brasília)

 

 

COMENTE

Dia das CriançasPMDFesplanada dos ministériosFesta de Nossa Senhora Aparecida
comunicar erro à redação