metropoles.com

Corpus Christi reúne milhares de fiéis na Esplanada nesta quinta

Ao longo do dia, 60 mil católicos de todo o DF passaram pela área central de Brasília, na festa que consagra o corpo e o sangue de Cristo

atualizado

Compartilhar notícia

Giovanna Bembom/Metrópoles
GB62
1 de 1 GB62 - Foto: Giovanna Bembom/Metrópoles

Sobre o tapete de areia, serragem, tinta e devoção, os passos do Arcebispo de Brasília e presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Sérgio da Rocha, deram início à missa de Corpus Christi na tarde desta quinta-feira (15/6). A celebração atraiu milhares de católicos de todas as regiões do Distrito Federal para a Esplanada dos Ministérios desde as primeiras horas da manhã: segundo os organizadores, 60 mil pessoas participaram.

Às 7h, jovens fiéis já estavam no local preparando o tradicional tapete com motivos litúrgicos, sobre os quais passariam o arcebispo, e seus auxiliares, no início da missa e toda a multidão durante a procissão das velas, ao cair da noite. A festa desta quinta é uma das celebrações mais importantes para os católicos. A crença dos seguidores na transformação do pão e do vinho em corpo e sangue de Cristo é um dos marcos da fé na igreja fundada, segundo o catolicismo, há mais de 2 mil anos. E é para celebrar essa transmutação que existe a festa – e o feriado –  de Corpus Christi.

Telões instalados nas laterais do altar montado na Esplanada transmitiram à multidão os detalhes da cerimônia. Famílias inteiras, de crianças a idosos, acompanharam os ritos, que terminam com três bênçãos: dos doentes, dos governantes e das famílias. Na homilia de Dom Sérgio, palavras duras contra a corrupção, ouvidas por apenas três políticos: o governador Rodrigo Rollemberg (PSB), o deputado federal Izalci Lucas (PSDB) e o suplente de distrital e administrador regional do Núcleo Bandeirante/Candangolândia, Roosevelt Vilela  (PSB).

“Quem acredita em Deus não se acomoda com esquema de corrupção. Precisamos de ética na vida pública e política”, pregou o arcebispo de Brasília. “Infelizmente, em diversos momentos, a Esplanada tem sido local de divisão entre as pessoas. Por isso, essa celebração, neste local, é tão importante. Quem vive da Eucaristia jamais alimenta o ódio praticado pelos outros ou por si”, ensinou o religioso.

Veja as imagens da celebração na tarde e noite desta quinta na Esplanada:

0

 

Pouco antes de a missa começar e até a multidão se dispersar, a via S1 permaneceu fechada. O trânsito foi desviado para a L2 Sul, logo após o Museu da República. Por volta das 20h30, o fluxo de veículos foi normalizado.

Tradição dos tapetes
Nas primeiras horas desta quinta-feira, fiéis de diversas regiões do Distrito Federal já lotavam a Esplanada. Desde às 7h, jovens católicos trabalhavam na confecção do tradicional tapete de areia e palha com símbolos cristãos, por onde, à noite, passaria o cortejo com o corpo e o sangue de Cristo.

Veja as imagens abaixo:

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?