metropoles.com

Veja como fica a Mesa Diretora da CLDF após a decisão do TJDFT

Dois meses após a Operação Drácon mexer na composição da Mesa Diretora, o órgão volta a ter configuração semelhante ao período pré-escândalo

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
1 de 1 Rafaela Felicciano/Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Câmara Legislativa aguarda notificação judicial para cumprir a decisão do Conselho Especial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Nesta terça (18/10), a Corte manteve o afastamento da deputada Celina Leão (PPS) da presidência da Câmara Legislativa e permitiu o retorno de Raimundo Ribeiro (PPS) ao cargo de 1º secretário.

Embora o recurso julgado nesta tarde fosse apenas de Celina e de Ribeiro, a decisão do TJDFT acarretou o retorno de Julio Cesar (PRB) e Bispo Renato Andrade (PR), respectivamente, à 2ª e à 3ª Secretaria. Juarezão se mantém na presidência. E, como Liliane Roriz (PTB) deixou a vice-presidência em agosto, o cargo continuará vago.

Dessa forma, Agaciel Maia (PR), Lira (PHS) e Rodrigo Delmasso (PTN) deixam, respectivamente, a 1ª, a 2ª e a 3ª Secretarias.

Não serão realizadas novas eleições no momento. De acordo com o Regimento Interno da Casa, em caso de afastamento de algum membro da Mesa, não é feito pleito extraordinário se houver eleições em prazo menor do que 90 dias. Como as votações para a nova Mesa Diretora estão previstas para ocorrer até 15 de dezembro, a Mesa permanecerá com a configuração atual até lá.

Efeito-cascata
A volta dos titulares da Mesa deve implicar a exoneração dos servidores designados pelos interinos. “Não vou fazer acordo para manter ninguém da equipe do meu suplente. Nós fomos eleitos, apesar de Delmasso ser muito competente. Assim que a Casa for comunicada, eu reassumo”, afirmou.

Raimundo Ribeiro também comentou a decisão. “Da mesma forma que, no mesmo instante que a Justiça me afastou eu saí, eu também reassumo a 1ª Secretaria. Agora, vou continuar cuidando da área de recursos humanos da Casa. O Tribunal de Justiça só mostrou que não há evidências contra nós”, disse.

Como fica a Mesa Diretora
Presidente – Juarezão (PSB)
1° secretário – Raimundo Ribeiro (PPS)
2° secretário – Julio César (PRB)
3° secretário – Bispo Renato Andrade (PR)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?