metropoles.com

Rollemberg começa corte de cabeças dos indicados por Robério Negreiros

Primeira vítima será o administrador do Itapoã, Ciro de Andrade, que terá exoneração publicada nesta terça-feira no Diário Oficial do DODF

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
robério negreiros
1 de 1 robério negreiros - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O governo de Rodrigo Rollemberg (PSB) continua a reforma administrativa no Executivo e, nesta terça-feira (7/2), publicou no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) a exoneração do administrador do Itapoã, Ciro de Andrade Bonfim. Ele será substituído interinamente por Cláudia Silva Santana.

Ele foi indicado para o cargo pelo distrital Robério Negreiros (PSDB), que deixou a base governista depois da eleição da Mesa Diretora. O deputado ainda perderá cargos na Administração Regional de Santa Maria. Por ora, Hugo Gutemberg fica no comando da cidade, mas o DODF trouxe a exoneração de dezenas de comissionados da RA.

A caneta do socialista também atingiu indicações feitas para cargos comissionados nas administrações de Sobradinho, São Sebastião e do Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (Scia).

As mudanças fazem parte de uma “limpeza” que Rodrigo Rollemberg (PSB) quer promover nos cargos cedidos a ex-aliados, especialmente os da Câmara Legislativa, onde o governador tenta influenciar as eleições para a escolha da presidência das comissões permanentes da Casa. Esses cargos devem ser usados para agraciar integrantes da base.

Um dos parlamentares que não têm mais a bênção de Rollemberg é o próprio Robério Negreiros (foto). Robério foi o fiel da balança na eleição para a presidência da CLDF. No dia da decisão, migrou o voto dado ao governista Agaciel Maia (PR) para Joe Valle (PDT). Dessa forma, o pedetista saiu vitorioso, despertando a ira do governador. Pessoas próximas ao distrital veem como uma “retaliação” a exoneração de Ciro de Andrade da Administração do Itapoã.

“Os cargos são de prerrogativa do Poder Executivo, como também todos os atos do meu mandato são de minha prerrogativa. Inclusive votar contra projetos e ações do governo que fazem a população sofrer”, rebateu Robério.

Em nota, o administrador do Scia, Evanildo Macedo, esclareceu que é aliado de Rollemberg e do mesmo partido do governador, o PSB, há 20 anos. Disse que a exoneração em sua regional não está ligada à reforma administrativa, mas trata-se de um remanejamento de pessoal.

Secretarias
As secretarias também devem passar por mudanças. A primeira, já concretizada, foi na Comunicação do Palácio do Buriti. Na semana passada, Rollemberg exonerou Luciano Suassuna e chamou Paulo Fona, velho conhecido do Executivo local. Fona foi secretário da pasta nos governos de Joaquim Roriz.

Um antigo aliado de Rollemberg também está próximo de retornar ao convívio palaciano. Hélio Doyle, que saiu do governo após problemas com deputados distritais — entre eles, a ex-aliada Celina Leão (PPS) —, negocia a volta. O martelo, contudo, ainda não foi batido.

Compartilhar notícia