metropoles.com

Ministério Público investiga captação de água irregular do Lago Paranoá

Segundo a Promotoria de Defesa do Meio Ambiente, clubes estariam utilizando os recursos hídricos de foram irregular

atualizado

Compartilhar notícia

Tony Winston/Agência Brasília
21290091250_73392b342d_b
1 de 1 21290091250_73392b342d_b - Foto: Tony Winston/Agência Brasília

A 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (Prodema) do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) instaurou procedimento administrativo para investigar o uso da água do Lago Paranoá pelos clubes localizados na região.

A promotoria tomou conhecimento de que vários clubes, em momento de crise hídrica, têm captado água do lago para regar gramados sem a devida outorga. A irregularidade foi constatada no Setor de Clubes Sul e pode estar acontecendo também no Setor de Clubes Norte.

De acordo com as informações da Agência Reguladora de Águas e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), apenas o Clube de Golf teria outorga para captar água do Lago Paranoá. A Adasa tem 60 dias para informar à Prodema sobre as irregularidades encontradas no Setor de Clubes Sul e realizar fiscalização no Setor de Clubes Norte.

Segundo a Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei 9.433/1997), a água é um bem público e um recurso natural limitado de valor econômico, por isso é preciso pagar para usá-la. A Resolução  50/Adasa/2006 também determina que a captação de recursos hídricos só pode ser realizada mediante outorga.

Segundo a Adasa, em 2014 foram encontrados 118 pontos de bombeamento de água e 21 locais de despejo de esgoto ou drenagem irregular. Em 2013, os números foram, respectivamente, 156 e 18. Com informações do MPDFT

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?