metropoles.com

Doze regiões do DF vão ganhar três mil mudas de árvores neste sábado (21/11)

Entre as espécies que serão plantadas estão a aroeira, o ipê,o jatobá e a sibipiruna, típicas do cerrado

atualizado

Compartilhar notícia

Tony Winston/Agência Brasília
23154919402_6eb41ec491_k
1 de 1 23154919402_6eb41ec491_k - Foto: Tony Winston/Agência Brasília

O Mutirão de Plantio da Virada do Cerrado vai chegar a 12 regiões administrativas do Distrito Federal neste sábado (21/11), a partir das 8h. Três mil mudas de árvores típicas do bioma, como aroeira, ipê, jatobá e sibipiruna, serão plantadas em Brazlândia, Ceilândia, Gama, Guará, Itapoã, Lagos Norte, Lago Sul, Planaltina, Plano Piloto, Samambaia, Santa Maria e no Sudoeste/Octogonal.

A iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente vai utilizar plantas doadas pela Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) e produzidas no viveiro do Complexo Penitenciário da Papuda, por meio de convênio assinado com a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap). Segundo o Governo do DF, para semear as mudas, o canteiro recebe investimento de R$ 1.519.104 a cada quatro anos.

Segundo a coordenadora de Mobilização Socioambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Cláudia Sachetto, a ação conta com apoio das administrações regionais e da população local. Para quem quiser participar do plantio no sábado, Cláudia recomenda usar protetor solar, levar garrafa de água e ferramentas como cavadeiras e enxadas, por exemplo.

Os locais onde haverá o plantio podem ser consultados no site da Virada do Cerrado — Cidadania e Sustentabilidade, programa continuado de educação ambiental e mobilização social iniciado em setembro.

Ocupe o Lago
No domingo (22/11), o movimento Ocupe o Lago também promoverá plantio de mudas na QL 13 do Lago Norte, conhecida como a Quebra da Treze, a partir das 8h. As plantas serão doadas pela administração regional, que tem um canteiro com mais de 20 mil espécies, entre elas, cagaita, ipê, jatobá e pequi. Segundo o administrador da região, Leandro Casarin, o viveiro é mantido pelo próprio órgão, com apoio da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), de moradores e de comerciantes. Com informações da Agência Brasília.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?