metropoles.com

Justiça prorroga prazo de concurso da Caesb realizado em 2012

Processo seletivo venceu em maio de 2015. No entanto, será adiado até que a Caesb substitua comissionados por servidores públicos

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Facebook/Caesb
caesb
1 de 1 caesb - Foto: Reprodução/Facebook/Caesb

O Tribunal Regional do Trabalho do Distrito Federal (TRT-DF) determinou, em segunda instância, a prorrogação do concurso público 001/2012, da Companhia de Saneamento Básico do DF (Caesb), por tempo indeterminado. O prazo para vencimento da seleção expirou em maio do ano passado. No entanto, com a determinação judicial, o processo continua válido até que o TRT-DF julgue definitivamente uma ação que pede a substituição de comissionados da empresa por aprovados no certame.

A decisão dos desembargadores é fruto de uma ação cautelar do Ministério Público do Trabalho do DF (MPT-DF). Segundo a promotoria, o pedido foi formulado a fim de “proteger o direito dos concursados que aguardam em cadastro de reserva”. O Ministério Público cobra da Caesb o cumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), no qual a empresa se compromete a não terceirizar sua atividade fim.

O acordo foi assinado em 2004. No entanto, o MPT-DF afirma que, mesmo com o combinado, a Caesb continuou a terceirizar serviços de suspensão e religação do fornecimento de água; de manutenção corretiva, preventiva, emergencial; e de adequação do sistema de distribuição de água no DF. Os procuradores então entraram com processo para pedir a execução do acordo.

Com a decisão judicial que prevê a prorrogação do concurso, o processo fica válido até que a ação de execução seja julgada definitivamente. Assim o MPT-DF espera que, quando houver a substituição de comissionados por servidores, os aprovados em cadastro reserva sejam convocados. Em primeira instância, o TRT-DF havia negado o pedido em maio de 2015. Nas a Segunda Turma da Corte reformou a decisão em 14 de dezembro deste ano.

Em resposta ao Metrópoles, a Caesb informou que, desde maio do ano passado, “tem se reunido sistematicamente com o Ministério Público do Trabalho no intuito de demonstrar o que tem sido feito pela Companhia para cumprir o TAC, assinado em 2004, e mostrar que as atividades desempenhadas pela Caesb estão sendo feitas dentro da legalidade”. (Com informações do MPT-DF)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?