metropoles.com

Festa de Nossa Senhora Aparecida deve reunir 50 mil fiéis na Esplanada

Celebração começou às 9h desta segunda (12/10). Ponto alto será às 17h, com missa e procissão. Confira as mudanças no trânsito

atualizado

Compartilhar notícia

Fotos: Divulgação/Arquidiocese de Brasília
1 de 1 - Foto: Fotos: Divulgação/Arquidiocese de Brasília

Mais de 50 mil pessoas estão sendo esperadas na festa de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e de Brasília, nesta segunda-feira (12/10). A programação (confira abaixo) na Esplanada dos Ministérios começou às 9h, com uma missa para crianças e com a coroação da santa.

Às 17h, será celebrada missa solene presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, dom Giovanni D’Aniello. Após a missa, ocorre a tradicional procissão. Segundo a organização, o evento contará com banheiros químicos, barracas de alimentação e postos do Corpo de Bombeiros.

Confira no vídeo o convite do bispo auxiliar Dom Marconi para o evento:

 

Trânsito
O trânsito será alterado durante o evento. As três faixas da esquerda nos dois sentidos do Eixo Monumental, na altura da Esplanada, foram fechadas às 9h. O trecho compreende a via em frente ao gramado da Catedral Metropolitana de Brasília até o primeiro retorno.

De acordo com a Polícia Militar do DF, às 16h30, tanto a via S1 quanto a N1 do Eixo Monumental serão interditadas por conta da procissão. O fechamento do trânsito começa no cruzamento do viaduto da L2 Sul com a Esplanada, no sentido Praça dos Três Poderes, e segue até o viaduto após o 1º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar, perto do Palácio do Planalto.

O bloqueio para a circulação de veículos se dará nos dois sentidos, e a liberação das pistas está prevista para as 22h. Segundo o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), a alternativa para os motoristas é utilizar as vias atrás dos ministérios: a N2 e a S2.

As opções de estacionamento são as áreas no Teatro Nacional Claudio Santoro, na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto e no Setor de Autarquias Sul e Norte.

Arquidiocese de Brasília/Divulgação
Programação começa às 9h com a Missa das Crianças. A Santa Missa será às 17h

A santa
A história de devoção à Nossa Senhora da Conceição Aparecida teve início em 1717, quando a imagem da santa foi encontrada por três pescadores no Rio Paraíba, próximo à cidade de Guaratinguetá, em São Paulo. Conta-se que naquele ano, o povo passava por dificuldades econômicas e para completar, a escassez de peixe na região era muito grande.

Após os pescadores resgatarem a imagem e a colocarem no barco, surpreendentemente uma quantidade enorme de peixe foi pescada. Esse foi, então  o primeiro milagre atribuído a Nossa Senhora Aparecida. Mas somente em 1930 ela foi proclamada pelo Papa Pio XI como padroeira do Brasil. Além de padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida é também padroeira da capital federal, das grávidas e recém-nascidos, rios e mares, do ouro, do mel e da beleza.

Gabriel Ramos/Metrópoles
Pela manhã, crianças ocuparam a Esplanada para a missa dedicada a elas e, depois, se esbaldaram nos brinquedos*Gabriel Ramos/Metrópoles**

 

Confira a programação

Festa de Nossa Senhora de Aparecida (12/10)

  • 14h – Terço dos homens
  • 15h – Homenagem dos Jovens à Santa Mãe de Deus
  • 16h30 – Preparação para a Santa Missa
  • 16h45 – Saída do Clero da Catedral para o altar da celebração
  • 17h – Santa Missa presidida por dom Giovanni D´Aniello e concelebrada por todo o Clero da Arquidiocese
  • Após a Santa Missa, procissão com a imagem da padroeira e bênçãos para os doentes, governantes e as famílias.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?