metropoles.com

Aluno da rede pública é proibido de frequentar escola em Santa Maria

O diretor do Centro de Ensino Médio 417 usou como argumento atos de indisciplina praticados pelo jovem, que tem 17 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
estudantes1
1 de 1 estudantes1 - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Um jovem de 17 anos foi impedido de frequentar as aulas pelo diretor do Centro de Ensino Médio 417, de Santa Maria. Segundo a mãe do garoto, o responsável pela instituição justificou a atitude baseado em dois atos de indisciplina que o jovem praticou em 2015, resultando em uma transferência para outra escola. Primeiro, ele enfiou um palito de dente dentro do cadeado do colégio. Depois, soltou uma bombinha em sala de aula.

A mãe disse ainda ter conseguido nova vaga para o filho no CEM 417, mas nem isso foi suficiente para que o garoto pudesse voltar a frequentar o colégio. “Reconheço que meu filho é indisciplinado e tem dificuldades. Mas ele precisa estudar para garantir um futuro melhor. Tenho insistido para que ele melhore e siga com os estudos”, contou a mulher.

Com a negativa, ela procurou auxílio junto ao Conselho Tutelar da cidade. O Metrópoles conversou com Mário Luiz de Brito, conselheiro responsável pelo caso. Ele disse que “já foi encaminhado um requerimento à regional de ensino de Santa Maria para conseguir uma vaga para o garoto. “Caso não seja possível que ele fique no Centro de Ensino 417, nós faremos uma reunião para decidir que medidas tomar”, acrescentou.

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) respondeu, em nota, que “a Coordenação da Regional de Ensino de Santa Maria está em diálogo com os responsáveis pelo adolescente para que a matrícula seja feita em outra unidade, a fim de preservar o mesmo e os outros estudantes e profissionais.”

Como justificativa, a pasta também utilizou o histórico disciplinar do garoto no CEM 417 e disse que “foram oferecidas opções de escolas próximas à residência do aluno.” Ainda segundo o órgão, “o procedimento é utilizado em casos semelhantes.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?