metropoles.com

Dos anos 1920 ao Oriente. Confira os desfiles de quarta (30/8) do SPFW

No quarto dia de evento, desfilaram Glória Coelho, Ronaldo Fraga Cotton Project, Amir Slama e Lino Villaventura

atualizado

Compartilhar notícia

Giovanna Bembom/Metrópoles
Brasília (DF), /00/2017 – – Foto: Giovanna Bembom/Metrópoles
1 de 1 Brasília (DF), /00/2017 – – Foto: Giovanna Bembom/Metrópoles - Foto: Giovanna Bembom/Metrópoles

Na manhã desta quarta-feira (30/8) comecei mais uma aventura no mundo da moda. Os trabalhos se iniciaram na Animale da Oscar Freire. Em seguida, fomos ao Hotel Unique desfrutar do minimalismo de Glória Coelho.

No início da tarde, segui para a Oca do Parque do Ibirapuera e assisti ao desfile de Ronaldo Fraga. Para terminar o dia, entrei no universo de tendências que é a Bienal: conferi as passarelas da Cotton Project, Amir Slama e Lino Villaventura. Vejam o que eu encontrei por lá.

Vem comigo!

Animale
O estilista Vitorino Campos apresentou, nesta quarta-feira (30/8), a coleção da Animale na própria loja da marca, localizada na Rua Oscar Freire. Ao invés de modelos, o designer preferiu algo mais intimista, voltado apenas para clientes e imprensa especializada. As celebridades brasileiras Juliana Paes, Grazi Massafera, Camila Coutinho e Sabrina Sato deixaram a rua agitada, já que as convidadas de honra também marcaram presença na loja de Claudia Jatahy usando looks da marca.

Nas araras, caixotes e manequins, uma influência romântica e passional sobre o Vietnã, com diversas cores, texturas, estampas e bordados de uma forma suave e sutil. A inspiração veio após uma viagem ao sudeste asiático. Vitorino disse que a imersão o fez observar e entender que lá existem pessoas interessantes e cultura rica.

“Precisamos tirar o Vietnã da ideia de guerra. Não saí de lá acreditando que é um país devastado. Muito pelo contrário, vi um lugar forte, de pessoas que defenderam seu próprio território”, comentou o estilista baiano, que também mostrou suas inspirações em um caderno com fotos de outros lugares, como o Camboja.

Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles

Glória Coelho
Realizado no Hotel Unique, o desfile de Glória Coelho foi repleto de transparências, aplicações nos vestidos de organza e minimalismo. Inspirado no seriado “The Crown”, que retrata a biografia da Rainha Elizabeth II e da monarquia britânica, o destaque ficou por conta dos casacos com ombros estruturados, as parkas e os trenchcoats.

A paleta de cores incluía o marinho, o preto, o caqui, o branco, o roxo, o rosa choque e o laranja em uma coleção que contava ainda com camisas de seda estampadas, pantalonas, blazers, listras verticais, recortes, mangas esvoaçantes, macacão de seda bem decotado em azul marinho, sobreposições e muita assimetria.

Os sapatênis em preto, assim como as botas com detalhes em couro, tinham, na maior parte, o solado branco de borracha. Ankle boots, over the knee boots e botas na altura do joelho complementavam os looks dos vestidos. Tais modelos, em sua grande parte, apareceram nas cores pretas e em tons marrons. Vi também algumas sandálias em couro com o salto baixo.

As bolsas variavam entre maxi bolsas esportivas, bolsas em couro preto ou vermelho — estas com alças de correntes no estilo Chanel — e outros modelos de couro com a alça branca.

Saias com hot pants e ombros à mostra davam fluidez e movimento à passarela. Em uma coleção que homenageava as mulheres de todas as idades, estrelas como Camila Coelho, Marina Lima, Isabeli Fontana, Julia Petit e Alinne Moraes prestigiaram a marca enquanto Glória Coelho homenageou suas clientes, colocando-as na passarela.

Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles

Ronaldo Fraga
O “Grande Hotel” de Ronaldo Fraga foi bastante conceitual e eclético. Inspirado nas praias brasileiras dos anos 1920, o estilista mostrou tendências referentes à década da prosperidade e da liberdade, onde a mulher já se permitia mostrar as pernas, o colo e usar maquiagem.

O ar melindroso da época estava estampado nas cadeiras de praia expostas para os convidados reforçando o clima da década que também contou com um sambinha organizado pela banda que deu início ao desfile. Os tons escuros da maquiagem eram acentuados por bocas pintadas em forma de coração, olhos bem marcados e sobrancelhas delineadas.

A volta ao passado vem com a estética de antigamente, mas com um olhar mais contemporâneo. As peças do estilista, produzidas em parceria com a especialista em moda praia, Silvia Schaefer, foram desenvolvidas em processos de fusão com a tecnologia sem costura.

A paleta de cores incluía principalmente o preto, o rosa, o nude e o dourado. Dois destaques ficam por conta das pantalonas masculinas de cintura alta e dos chapéus com véu, mostrando uma sensualidade envolta em mistério. Além disso, muitas listras, poás, desenhos de pássaros e acessórios geométricos fizeram parte da apresentação que esbanjou diversidade, delicadeza e charme na passarela. Simplesmente, amei!

Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles

Cotton Project
A marca apostou em uma tendência genderless ao vestir homens e mulheres em tons rosa, verde-claro, roxo e turquesa. Outras cores como verde militar, marrom, mostarda e vinho também compuseram a paleta de cores da coleção.

Rafael Varandas e Acácio Mendes iniciaram o desfile com peças listradas em marrom, mostarda e branco. Acessórios como chapéus de praia, bonés, maxi bolsas, mini bags transversais (no estilo pochete) estavam presentes durante o desfile. Nos pés dos modelos, chinelos da marca Puma e sneakers.

T-shirts nos tons de mostarda e branco se misturavam a blazers e calças masculinas em veludo cotelê nos tons militar e azul. Camisas oversized e tricô colorido, tanto nos modelos feminino quanto masculino, fizeram parte da composição dos looks da passarela.

O desfile encerrou de forma despretensiosa em um modelo de roupão masculino com técnica de tie-dye nas cores lilás, azul e rosa.

Giovanna Bembom/Metrópoles

Amir Slama
O estilista teve um dos desfiles mais disputados da temporada. O olhar apurado para a moda praia de sua marca homônima é mais sofisticado. Assim como Ronaldo Fraga, ele fez uma releitura sensual dos anos 1920 em uma coleção repleta de fendas, cortes retos, seda — mas com cabelos volumosos que mais lembravam o estilo dos anos 1970.

Com uma pegada vintage, o desfile esbanjou sedução em bocas vermelhas, peças douradas, biquínis com franjas e muito movimento numa vibe lingerie prêt-à-porter. Corpetes, sutiãs com bojos ornamentados, hot pants, listras verticais e pantalonas fluídas também estiveram presentes na apresentação. As principais nuances foram o branco, o dourado, o púrpura, o vermelho intenso, o nude e o rosa.

Para o público masculino, sungas e trajes de banho nas cores roxa e vermelha e microshorts adornados com camisas de seda. O ar contemporâneo, casual e urbano prevalece no DNA da marca, que existe desde 2011 e faz sucesso com estrelas brasileiras como a cantora Anitta.

Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles

Giovanna Bembom/MetrópolesGiovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles

Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles

Lino Villaventura
Conhecido por sua estética nada convencional, Lino Villaventura apresentou uma coleção recheada de texturas em peças com inspiração no Oriente.

Tons neutros, como preto e branco, além do verde militar e cores vibrantes, como amarelo, laranja, azul, roxo e rosa nos encantavam na passarela. As produções expressavam elegância, leveza e eram cheias de bordados, nervuras, recortes, fluidez, e muitos babados. A sensualidade foi o ponto alto do desfile, que contou ainda com transparências e sandálias gladiadoras.

Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles Giovanna Bembom/Metrópoles

Resumo
Apesar de seus estilos diferentes tanto a Animale quanto o Lino Villaventura exploraram o oriente em suas coleções. Ao mesmo tempo, Ronaldo Fraga e Amir Slama sofisticaram o beachwear com tendências que eram um regresso aos anos 1920. Glória Coelho optou por algo bem feminino e minimalista, enquanto a Cotton Project explorou a alfaiataria com peças largas e coloridas. Achei que todos foram bem originais em suas respectivas propostas e os desfiles me agradaram muito.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?