metropoles.com

Comissão da Câmara obriga a volta do extintor de incêndio em carros

Deputados da Comissão de Transportes entendem que custo do objeto é “insignificante”. PL agora vai à CCJ e nem precisa passar pelo plenário

atualizado

Compartilhar notícia

Foto: Cristino Martins/Agência Pará
1 de 1 - Foto: Foto: Cristino Martins/Agência Pará

 

Há quase dois anos, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) acabou com a obrigatoriedade de uso do extintor de incêndio em automóveis, utilitários e caminhonetes. Pois a Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou agora a inclusão, entre os equipamentos obrigatórios dos veículos, do extintor de incêndio com carga de pó ABC.

A medida, proposta no Projeto de Lei 3404/15, do deputado Moses Rodrigues (PMDB-CE), foi referendada pelo relator, o deputado Remídio Monai (PR-RR), e altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97).

Segurança

Geralmente, são obrigatórios em veículos os itens que comprovadamente evitam riscos e danos – como cintos, airbag (dois, no mínimo), freios com ABS, sistema de antitravamento das rodas.

A necessidade de um extintor em veículos menores como artigo de segurança, entretanto, não foi comprovada.  Tanto que, por meio de uma resolução (confira aqui), o uso do equipamento tornou-se facultativo. Para ônibus e caminhões, entretanto, é obrigatório.

Tanto o deputado quanto o relator argumentam que a decisão do Contran não apresenta justificativa consistente e que o seu custo é “insignificante”.

O projeto será analisado ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para piorar, o PL tem caráter conclusivo e não vai à votação no plenário, onde a maioria poderia se manifestar.

O lobby dos fabricantes de extintor não parou desde que a obrigatoriedade deixou de existir. Vários deputados – Gonzaga Patriota (PSB-PE), Hugo Leal (Pros-RJ), Vicentinho (PT-SP) e Moses Rodrigues (PPS-CE) – tomaram as dores do setor.

As montadoras aboliram a prática e não oferecem sequer o suporte para fixar o equipamento.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?