metropoles.com

Michel Temer diz que afastará ministro que for denunciado na Lava Jato

Presidente afirmou em pronunciamento à imprensa que afastamento será provisório se houver denúncia, e definitivo, caso o ministro vire réu

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
michel temer presidente
1 de 1 michel temer presidente - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Em pronunciamento à imprensa no Palácio do Planalto nesta segunda-feira (13/2), o presidente da República Michel Temer (PMDB) disse que afastará do governo qualquer ministro que for denunciado na maior investigação contra corrupção da história do Brasil, a Operação Lava Jato.

O peemedebista afirmou que o afastamento será provisório, caso o ministro seja denunciado, e definitivo se, após a fase de denúncia, ele virar réu. A declaração foi dada depois de o presidente ter sido acusado de tentar blindar os integrantes de seu governo envolvidos no esquema.

“Se houver denúncia, o que significa um conjunto de provas eventualmente que possam conduzir a seu acolhimento, o ministro que estiver denunciado será afastado provisoriamente. Depois, se acolhida a denúncia e aí sim a pessoa, no caso o ministro, se transforme em réu  — estou mencionando os casos da Lava Jato —, se transformando em réu, o afastamento é definitivo”, afirmou o presidente.

Nas etapas do processo jurídico, o Ministério Público Federal (MPF), primeiramente, apresenta denúncia à Justiça quando considera que há provas consistentes e, em caso de aceitação, o investigado vira réu e passa a responder a um processo.

“Faço questão de enfatizar em letras maiúsculas que não há nenhuma tentativa de blindagem, a questão é muito séria. Se alguém se converter em réu estará afastado”, repetiu.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?