metropoles.com

Michel Temer rebate críticas à falta de mulheres em ministérios

Em entrevista ao Fantástico, o presidente em exercício ressaltou a participação de mulheres no governo. Falou também sobre a possibilidade de reeleição

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
1 de 1 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O presidente em exercício Michel Temer deu a sua primeira entrevista após assumir o cargo. Ele falou ao Fantástico, da TV Globo, sobre os planos para a economia e para a área social, enquanto ocupa a posição temporária. Temer só deve ser oficializado como presidente da República se o Senado decidir pelo impeachment de Dilma Rousseff.

 

O presidente em exercício contestou as críticas recentes sobre a ausência de mulheres como ministras em seu governo.

“Contesto a afirmação de que não há nenhuma mulher. A chefia de gabinete da presidência da República terá uma mulher. É um dos principais cargos, não digo que está acima, mas tem prevalência sobre ministérios. Fiz a junção de vários ministérios. Pelo menos em três deles quero trazer uma representante do mundo feminino (em posição de destaque): para o Ministério da Cultura, para o da Ciência e Tecnologia e para o da Igualdade Racial”, afirmou.

Temer minimizou a importância de ter “status de ministro”. “Já exerci funções sem ser secretário de Estado e fiz trabalhos extraordinários… sem rótulo de ministro”, disse.

Temer também falou sobre a reestruturação dos ministérios e o corte de cargos comissionados. Além disso, prometeu manter os programas sociais, como o  Bolsa Família. Também afirmou que, caso torne-se primeira-dama oficialmente, Marcela Temer pretende assumir funções “na área social”.

“Ela é advogada e tem muito interesse nesse setor”, afirmou. Atualmente, a mulher e o filho de Temer vivem em São Paulo, mas planejam mudar-se para Brasília, se o impeachment se concretizar.

 

Outro tópico da entrevista foi a nomeação de ministros envolvidos na Lava Jato. Temer afirmou que vai exonerar qualquer ministro que se torne réu na operação. Por fim, falou sobre a possibilidade de reeleição. Temer afirmou que não será candidato, mas depois ponderou. “De repente, né? pode acontecer.”

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?