metropoles.com

Geddel divide cela com nove detentos, corta cabelo e toma banho frio

O ex-ministro não encontrará seu delator, o operador financeiro Lúcio Funaro, pois estão em alas diferentes da penitenciária da Papuda

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Ministros do governo Michel Temer – Brasília – DF 12/05/2016
1 de 1 Ministros do governo Michel Temer – Brasília – DF 12/05/2016 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O ex-ministro Geddel Vieira Lima divide uma cela com nove detentos na área de “vulneráveis” do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. Além disso, o ex-chefe da Secretaria de Governo teve o cabelo cortado e toma banho frio.

Aliado do presidente Michel Temer (PMDB), Geddel foi transferido nesta terça-feira (4/7) da Superintendência da Polícia Federal para o presídio. O ex-ministro foi preso, preventivamente, na segunda-feira (3), no âmbito da Operação Cui Bono?, sob acusação de tentar obstruir a Lava Jato.

Depois de ter o cabelo aparado, Geddel seguiu para uma cela na ala A do Centro de Detenção Provisória (CDP). O setor onde é reservado para detentos com algum tipo de vulnerabilidade: idosos, ex-policiais, políticos e pessoas ameaçadas.

Mesmo vulnerável, o ex-ministro tem de fazer a higiene pessoal com água gelada, única disponível em sua ala. Ele também tem permissão para tomar banho de sol por duas horas ao dia.

O algoz de Geddel, o corretor e operador financeiro Lucio Bolonha Funaro, responsável pelo depoimento que o colocou na Papuda, também está no local, mas em ala diferente, a B. Portanto, mesmo nos banhos de sol, os dois não poderão se encontrar.

Para o Ministério Público Federal (MPF), Geddel tem agido para atrapalhar as investigações. O objetivo do ex-ministro seria evitar que o ex-presidente da Câmara e deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Funaro firmem acordo de colaboração com os procuradores.

Para isso, segundo os investigadores, Geddel tem atuado no sentido de assegurar que ambos recebam vantagens indevidas, além de “monitorar” o comportamento do doleiro para constrangê-lo a não fechar o acordo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?