metropoles.com

Deputados federais protocolam pedido para abrir CPI da Carne

Os parlamentares Julio Delgado e Ivan Valente afirmaram, nesta quarta-feira (22/3), terem conseguido mais de 200 assinaturas

atualizado

Compartilhar notícia

MARCELO GONCALVES/SIGMAPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
PF deflagra Operação Carne Fraca contra corrupção na Agricultura
1 de 1 PF deflagra Operação Carne Fraca contra corrupção na Agricultura - Foto: MARCELO GONCALVES/SIGMAPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Foi protocolado na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (22/3) um pedido de abertura de CPI com o objetivo de investigar as denúncias da Polícia Federal sobre a qualidade da carne brasileira. O escândalo envolvendo a Operação Carne Fraca mobilizou deputados federais, que defendem a abertura imediata de uma Comissão para apurar o caso.

No fim da tarde, os parlamentares Julio Delgado (PSB-MG) e Ivan Valente (PSol-SP) anunciaram que tinham conseguido mais de 200 assinaturas para protocolar o pedido de abertura de investigação – o mínimo são 171. O pedido entra em uma fila de espera na mesa do presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

O Regimento Interno da Câmara permite o funcionamento simultâneo de apenas cinco CPIs.  Há duas atualmente em andamento – a da Lei Rouanet e da Funai. Há uma terceira sendo analisada (indústria de multas) e outras três na fila.  O presidente da Câmara pode barrar pedidos de CPI, caso considere não haver o chamado “fato determinado”, ou seja, um foco claro de investigação.

Se o deputado Rodrigo Maia autorizar a abertura das outras três CPIs, a da carne será a sétima na fila. Assim, ela terá que aguardar a finalização das demais.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?