metropoles.com

Aécio e irmã são acusados de receber propinas que chegam a R$ 70 mi

O depoimento de um ex-empreiteiro da Odebrecht detalhou como funcionava o esquema de repasses ilegais para uma conta em Nova York

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Aécio Neves
1 de 1 Aécio Neves - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) foi citado em mais uma delação premiada da Odebrecht. Dessa vez, um dos ex-executivos da empreiteira Benedicto Junior, que era presidente de infraestrutura da empresa, acusa o tucano de receber propina e depositar o dinheiro em um conta bancária de Nova York, Estados Unidos. Segundo o depoimento, a irmã dele, Andrea Neves, era a responsável por operar a conta na cidade norte-americana. As informações são da revista Veja.

A publicação teve acesso a pelo menos três fontes que confirmaram a participação do senador em negociações de “contrapartidas” em obras públicas do governo de Minas Gerais, como a Cidade Administrativa, realizada entre 2007 e 2010, e a construção da usina hidrelétrica de Santo Antônio, no estado de Rondônia, cujo consórcio participa a Cemig, a estatal mineira de energia elétrica.

Aécio Neves e Benedicto Junior eram amigos, participavam de jantares juntos. Tendo ciência que as delações já foram homologadas e podem se tornar objeto de denúncia, o senador saiu em defesa própria e negou as acusações. “Se confirmadas tais declarações — vazadas ilegalmente —, elas precisam necessariamente de comprovação, dada a gravidade de seu conteúdo”, afirmou.

A irmã de Aécio, Andrea Neves, também está na mira da Justiça e não conta com foro privilegiado, caso seja processada. A jornalista, além do vínculo familiar, é a principal assessora de imagem do senador. Neste domingo, ela gravou um vídeo para se defender.

Na gravação, ela fala repetidas vezes: “É mentira”. Com a voz embargada, Andrea chora e diz que pouco interessa quem é o mentiroso, o que interessa é a mentira. “Nós vamos provar que é mentira. Gostaria de olhar nos olhos da minha mãe e dizer que é mentira.” Andrea alega que está se sentindo atacada e “não sabe o motivo de tanto ódio”.

Aécio Neves é um dos parlamentares mais citados nos vazamentos das delações. Dos 83 depoimentos, o tucano já foi citado seis vezes. Ainda segundo os depoimentos dos ex-empreiteiros, o senador é um dos que mais receberam propina, cerca de R$ 70 milhões, desde 2003. Esse valor não foi declarado em suas contas na Justiça Eleitoral.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?