metropoles.com

Câmara vai realizar audiência pública para discutir “Baleia Azul”

Na ocasião, representantes do Facebook e do WhatsApp estarão presentes para esclarecer o que tem sido feito para combater o jogo

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
baleia franca
1 de 1 baleia franca - Foto: Divulgação

Casos envolvendo o jogo Baleia Azul — que incentiva o suicídio — preocupam não só os pais dos adolescentes. Foi aprovada, nesta quarta-feira (19/4), a realização de uma audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados.

Na oportunidade, representantes do Facebook e do WhatsApp estarão presentes para esclarecer o que está sendo feito para combater a propagação do jogo nas redes sociais. O pedido foi feito pelo deputado federal Sandro Alex (PSD/PR).

“A sociedade está alarmada com os casos de mutilação e suicídio por causa do jogo. Somente essa semana, no Paraná, há cinco casos sendo investigados. São milhões de pais que estão preocupados. Queremos saber o que o Facebook está fazendo para deter essas páginas com esses conteúdos criminosos. A Polícia Federal está investigando? Quem são os brasileiros por trás disso?”, questiona o parlamentar.

A audiência ainda não tem data marcada, mas deve acontecer em breve devido a gravidade dos casos registrados no Brasil.

Suicídio em 50 passos
Baleia Azul instiga os jogadores, a maioria adolescentes, a realizar 50 desafios, que são propostos por estranhos e que devem ser cumpridos. O convite é feito em grupos fechados do WhatsApp e Facebook. Há desde tarefas simples e outras mórbidas, como cortar os lábios ou mutilar o braço desenhando uma baleia com uma navalha. O último desafio é o suicídio.

O jogo tem preocupado famílias e autoridades e se espalhado pelo país. A polícia dos estados do Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba e Rio de Janeiro já investigam casos de suicídios atribuídos ao Baleia Azul. O debate será agendado para a data mais breve possível.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?