metropoles.com

Nunca teve Covid? Cientistas descobrem gene que pode bloquear infecção

De acordo com pesquisadores da Universidade de Oxford, três em cada 10 pessoas apresentam o segmento no DNA

atualizado

Compartilhar notícia

GettyImages
coronavírus ilustração
1 de 1 coronavírus ilustração - Foto: GettyImages

Desde o início da pandemia de Covid-19, cerca de 625 milhões de casos da infecção foram registrados em todo o mundo. Muitas pessoas até foram infectadas mais de uma vez. Porém, alguns sortudos nunca testaram positivo para a presença do coronavírus, principalmente depois que a vacinação começou — agora, a Universidade de Oxford, no Reino Unido, pode ter encontrado uma explicação.

Em um estudo publicado na revista científica Nature Medicine, os pesquisadores contam ter encontrado um gene que é responsável por potencializar a resposta imunológica do organismo depois da vacina. O HLA-DQB1*06 está presente em 30% a 40% da população mundial.

Segundo os cientistas, a proteção fortificada pode ser suficiente para que o organismo bloqueie o vírus e o paciente sequer chegue a desenvolver a infecção.

Para chegar à conclusão, os pesquisadores examinaram amostras de sangue de 1,6 mil adultos que tomaram a vacina da Pfizer/BioNTech ou da AstraZeneca. Parte dos indivíduos foi selecionado para fazer testes de Covid-19 toda semana por um ano depois de tomar a primeira dose do imunizante.

As pessoas que tinham o gene apresentaram mais anticorpos e tinham menor chance de ter a infecção no primeiro ano depois da injeção. “O estudo oferece evidências que a nossa composição genética é uma das razões pelas quais somos diferentes uns dos outros na resposta imune depois da vacina contra a Covid-19″, explica o professor Julian Knight, um dos responsáveis pela pesquisa.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?