metropoles.com

Veja 8 dicas fáceis para se alimentar bem e ser mais saudável em 2024

Nutricionista destaca formas de atingir a meta e ser mais saudável em 2024. Não pular refeições e comer mais frutas estão entre as dicas

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Mulher jovem preparando salada em mesa de cozinha - Metrópoles
1 de 1 Mulher jovem preparando salada em mesa de cozinha - Metrópoles - Foto: Getty Images

Adotar hábitos alimentares mais saudáveis é uma das metas mais comuns do início do ano. Apesar de parecer algo difícil, que transformará completamente a rotina, basta fazer as escolhas certas e evitar alimentos nocivos, como ultraprocessados, para cumprir a missão de maneira mais fácil.

Confira 8 dicas para ser uma pessoa mais saudável em 2024:

1. Adote a dieta mediterrânea

Segundo a nutricionista Camila Pedrosa, da clínica Viver Nutrição e Gastronomia, de Brasília, a dieta mediterrânea é uma excelente opção para uma vida saudável. “Rico em vegetais, peixes e gorduras saudáveis, o plano alimentar é associado à saúde cardiovascular, redução de doenças crônicas e melhora cognitiva. A variedade garante a ingestão adequada de nutrientes, algo muitas vezes negligenciado em dietas populares”, destaca.

2. Não pule o café da manhã

O café da manhã é a refeição mais importante do dia, mas deve variar conforme a fome matinal de cada um. Para quem não sente fome cedo, um desjejum mais leve é indicado, enquanto para aqueles que têm apetite, é recomendado um cardápio mais completo, com carboidratos, proteínas, gorduras saudáveis, fibras e vitaminas.

3. Turbine a digestão

“A atenção ao trato digestivo é crucial. Consumir água e fibras, como alimentos integrais, grãos e cereais, contribui para evitar desconfortos digestivos e promover uma melhor digestão. Um intestino que funciona bem evita a constipação e favorece a manutenção do peso saudável”, afirma Camila.

4. Chocolate com moderação

Quando se trata de chocolate, moderação é a chave. A versão amarga, com alto teor de cacau, oferece benefícios para a saúde, mas excessos podem ter efeitos negativos. Evitar chocolates com muito açúcar é aconselhável para quem quer ter um estilo de vida mais saudável — esse tipo de alimento pode facilitar o desenvolvimento de diabetes, por exemplo.

0

5. Inclua vegetais e frutas

A especialista destaca que, muitas vezes, focamos no que cortar da dieta, enquanto deveríamos pensar em adicionar alimentos essenciais. Consumir vegetais e frutas proporciona nutrientes, evita desejos excessivos por carboidratos e promove uma dieta balanceada.

6. Reduza o consumo de embutidos

Salsicha, peito de peru, presunto, queijos tipo cheddar e prato, hambúrguer congelado, nuggets, linguiça e bacon são alimentos gordurosos, pouco nutritivos e extremamente calóricos. Consumí-los em grande quantidade pode resultar, por exemplo, no colesterol alto.

7. Evite pular refeições

Ao pular refeições, a tendência é buscar alimentos mais gordurosos e menos saudáveis. Passar muito tempo sem comer pode ainda reduzir o nível de glicose no sangue, que terá um pico quando a pessoa quebrar o jejum — o movimento dá ainda mais fome logo em seguida.

8. Adicione queijos saudáveis

Queijo cottage e tofu são excelentes fontes de proteína. No entanto, a adaptação ao sabor pode ser gradual. A especialista recomenda experimentar e verificar a aceitação pessoal desses alimentos na dieta para garantir uma transição saudável.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?