metropoles.com

Saiba qual a quantidade ideal de proteína por dia e principais fontes

Nutricionistas explicam como as proteínas agem no organismo e dão exemplos das principais fontes para obter o macronutriente

atualizado

Compartilhar notícia

fcafotodigital/Getty Images
Imagem colorida mostra vários alimentos ricos em proteína, por exemplo, peie, frango, ovosl lentilhas - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra vários alimentos ricos em proteína, por exemplo, peie, frango, ovosl lentilhas - Metrópoles - Foto: fcafotodigital/Getty Images

As proteínas são parte essencial de uma dieta equilibrada e ainda mais importantes para quem está tentando aumentar a massa muscular. Porém, elas também têm outros benefícios para o funcionamento do organismo.

Segundo o nutricionista Diogo Cirico, da Growth Supplements, proteína é um termo genérico que se refere a uma grande família com substâncias e funções muito diferentes. O papel mais conhecido é o de construção da massa muscular — ela ajuda a reparar o tecido depois que ele é rompido no exercício, aumentando o volume do músculo.

“A quantidade ideal do macronutriente por dia gira em torno de 1,4 a 2 gramas por quilo de peso do indivíduo. Contudo, esse valor varia conforme a pessoa pratica ou não atividade física”, afirma Cirico.

A nutricionista Jhenevieve Cruvinel lembra a importância do macronutriente para o funcionamento ideal do organismo. A carência de proteína pode causar cansaço, apatia, irritabilidade, perda de libido e de massa corporal, problemas imunológicos e do trato gastrointestinal.

As proteínas são moléculas formadas por complexas cadeias de aminoácidos essenciais ao organismo humano. Elas são responsáveis por diversas funções orgânicas e vitais, permitindo às células manter sua integridade, estrutura, expressão gênica e regeneração”, afirma Jhenevieve.

Principais fonte de proteínas

Embora o frango seja um alimento bastante conhecido como fonte de proteína, Cirico afirma que ele não possui a maior concentração do macronutriente. O título de carne mais proteica pertence à de gado, principalmente cortes magros como o contrafilé sem gordura e o patinho.

Jhenevieve aponta que a melhor fonte de proteína para o corpo não é nenhum tipo de carne. Os ovos, além de proteicos, são de fácil digestão e possuem magnésio, selênio e zinco.

0

Para pessoas que seguem dietas com restrição a alimentos de origem animal, os nutricionistas entendem que o alimento com maior concentração de proteína é a soja. A leguminosa tem uma média de 20% de óleo, 35% de carboidratos e 40% de proteínas.

“Além da soja, leguminosas como os feijões, soja e grão-de-bico têm uma boa concentração de proteína”, afirma o nutricionista Cirico.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?