metropoles.com

Covid-19 ataca o coração e inflamação pode persistir meses após diagnóstico

Dois novos estudos relacionam os efeitos do novo coronavírus no miocárdio e são destaque da revista Jama Cardiology nesta segunda (27/7)

atualizado

Compartilhar notícia

Alexandru Acea/Unsplash
coração em fundo preto
1 de 1 coração em fundo preto - Foto: Alexandru Acea/Unsplash

A revista Jama Cardiology publicou nesta segunda-feira (27/7) dois artigos que alertam para a ação do novo coronavírus no coração. Os achados registrados pela publicação mostram evidências de que a Covid-19 está associada a lesões do miocárdio. Além disso, as sequelas podem continuar até meses depois da infecção.

Uma das pesquisas contou com 100 pacientes em recuperação de Covid-19. Ela mostrou que 71 dias após o diagnóstico confirmado de Covid-19, 78% dos pacientes tiveram alteração cardíaca, identificadas por meio de ressonância magnética.

A outra pesquisa, baseada em autópsias feitas nos cadáveres de 39 pessoas que faleceram em decorrência da doença, mostrou que 60% dos pacientes tinham o novo coronavírus no músculo do coração.

Em editorial, a revista científica alerta para a importância de manter as avaliações nos pacientes mesmo após a cura da Covid-19. “Meses após o diagnóstico de Covid-19, existe a possibilidade de disfunção residual do ventrículo esquerdo e inflamação contínua. Não podemos descartar outras importantes observações fisiopatológicas clínicas, incluindo síndromes clínicas consistentes como miocardite aguda, ambiente pró-trombótico com formação de coágulos microvasculares e ou lesão miocárdica devido à incompatibilidade de oferta e demanda”, diz o texto.

O objetivo do editorial é incentivar outros pesquisadores a examinar os dados existentes. Desta forma, eles poderão contribuir com novas informações em outras populações e confirmar ou refutar os achados relacionados ao Sars-Cov-2 e o músculo do coração.

0

 

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?