Público forma fila quilométrica para se despedir da rainha em Westminster

Quem conseguiu chegar ao Palácio de Westminster aguardou até oito horas. Pela manhã, em Londres, extensão da fila se aproxima de 5km

atualizado 15/09/2022 11:06

Fila do publico para ver o caixao da rainha da Inglaterra Aaron Chown/PA Images via Getty Images

Londres — Quem não pernoitou na fila acordou cedo, nesta quinta-feira (15/9), na tentativa de prestar a última homenagem à rainha Elizabeth II. Ao longo do Rio Tâmisa e em pontos por todo o centro de Londres, a população aguarda para visitar o corpo da monarca, no Palácio de Westminster, sede do Parlamento britânico, no centro histórico da cidade.

Acompanhe a cobertura ao vivo:

Por volta das 6h15 — 2h15, no horário de Brasília —, a população aguardava na fila, nos bairros de Waterloo e Southbank — onde um vendedor de alimentos e bebidas disse que trabalha há 22 horas sem parar. A extensão da fila passa de 7km, com início na Tower Bridge, um dos cartões-postais londrinos, até Westminster.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
0

Entre Southbank e Waterloo, a espera chegava a duas horas. Quem conseguiu chegar ao Salão de Westminster, o edifício mais antigo do parlamento, para ver o caixão da monarca aguardou de sete a oito horas e teve de pernoitar ao longo do Rio Tâmisa desde essa quarta-feira (14/9).

Algumas ruas permanecem parcialmente bloqueadas, com policiamento intenso. Apesar da movimentação, o clima é tranquilo, calmo e solene. Voluntários espalhados pela cidade orientam a população que aguarda para visitar o corpo da monarca.

Barracas e acampamentos não são permitidos na fila. O mesmo vale para garrafas, alimentos, flores e demais itens usados para prestar tributo à rainha. A visitação ao corpo de Elizabeth II segue até as 2h30 (horário de Brasília) da próxima segunda-feira (19/9).

No caminho, placas direcionam quanto ao trajeto para chegar ao local onde está o caixão. Um telão exibe cenas históricas da rainha, e a música Amazing grace toca diversas vezes enquanto o público aguarda. Próximo à famosa roda-gigante London Eye, a população recebe pulseiras de identificação para entrar no Palácio de Westminster — no mesmo complexo do qual faz parte o relógio Big Ben.

Trajeto

O caixão com o corpo da monarca ficará no Salão de Westminster por quatro dias. No período, haverá a Operação Marquee, quando a região será vigiada 24 horas por soldados do palácio.

Na quarta-feira (14/9), o cortejo fúnebre passou por locais importantes do centro de Londres, como Queen’s Gardens, The Mall, Horse Guards e Horse Guards Arch, Whitehall, Parliament Street, Parliament Square e New Palace Yard.

Veja o caminho:

Mapa apresenta trajeto do cortejo fúnebre do caixão da rainha Elizabeth II
Mapa com trajeto do cortejo fúnebre do caixão da rainha Elizabeth II

Integrante da Guarda Real desmaia

Nessa quarta-feira (14/9), um dos funcionários da Guarda Real Britânica que guardava o caixão da rainha Elizabeth II caiu durante o velório da monarca.

A transmissão do funeral pela mídia foi interrompida enquanto o guarda era socorrido.

Assista:

 

Mais lidas
Últimas notícias