Londres — Quem não pernoitou na fila acordou cedo, nesta quinta-feira (15/9), na tentativa de prestar a última homenagem à rainha Elizabeth II. Ao longo do Rio Tâmisa e em pontos por todo o centro de Londres, a população aguarda para visitar o corpo da monarca, no Palácio de Westminster, sede do Parlamento britânico, no centro histórico da cidade.
Acompanhe a cobertura ao vivo:
Por volta das 6h15 — 2h15, no horário de Brasília —, a população aguardava na fila, nos bairros de Waterloo e Southbank — onde um vendedor de alimentos e bebidas disse que trabalha há 22 horas sem parar. A extensão da fila passa de 7km, com início na Tower Bridge, um dos cartões-postais londrinos, até Westminster.

Às 6h15 (horário local), público aguardava na fila, em frente ao Southbank Centre, ponto turístico e cultural em frente do Rio TâmisaRachel Sabino/Metrópoles

Telão exibe cenas históricas de Elizabeth II. Música "Amazing grace" tocou diversas vezesRachel Sabino/Metrópoles

Dono de carrinho de alimentos trabalhou por 22 horas seguidasRachel Sabino/Metrópoles

Fila perto da roda-gigante London Eye, onde há distribuição de pulseiras de identificação para entrada no Palácio de Westminster.Rachel Sabino/Metrópoles

Público aguarda no bairro de WaterlooRachel Sabino/Metrópoles

Placas informativas espalhadas por todo o centro de Londres direcionam a população aos locais relacionados ao funeral de Elizabeth II.Rachel Sabino/Metrópoles

Fila ao longo do Rio Tâmisa, no lado oposto ao Palácio de Westminster, às 6h57 da manhã (horário local)Rachel Sabino/Metrópoles

Espera em frente ao Southbank Centre, às margens do Rio TâmisaRachel Sabino/Metrópoles

Palácio de Westminster e o relógio Big Ben, cartões-postais de Londres que integram o complexo para onde foi levado o caixão da monarcaRachel Sabino/Metrópoles

Westminster Bridge, com vista para a London EyeRachel Sabino/Metrópoles
Entre Southbank e Waterloo, a espera chegava a duas horas. Quem conseguiu chegar ao Salão de Westminster, o edifício mais antigo do parlamento, para ver o caixão da monarca aguardou de sete a oito horas e teve de pernoitar ao longo do Rio Tâmisa desde essa quarta-feira (14/9).
Algumas ruas permanecem parcialmente bloqueadas, com policiamento intenso. Apesar da movimentação, o clima é tranquilo, calmo e solene. Voluntários espalhados pela cidade orientam a população que aguarda para visitar o corpo da monarca.
Barracas e acampamentos não são permitidos na fila. O mesmo vale para garrafas, alimentos, flores e demais itens usados para prestar tributo à rainha. A visitação ao corpo de Elizabeth II segue até as 2h30 (horário de Brasília) da próxima segunda-feira (19/9).
No caminho, placas direcionam quanto ao trajeto para chegar ao local onde está o caixão. Um telão exibe cenas históricas da rainha, e a música Amazing grace toca diversas vezes enquanto o público aguarda. Próximo à famosa roda-gigante London Eye, a população recebe pulseiras de identificação para entrar no Palácio de Westminster — no mesmo complexo do qual faz parte o relógio Big Ben.
Trajeto
O caixão com o corpo da monarca ficará no Salão de Westminster por quatro dias. No período, haverá a Operação Marquee, quando a região será vigiada 24 horas por soldados do palácio.
Na quarta-feira (14/9), o cortejo fúnebre passou por locais importantes do centro de Londres, como Queen’s Gardens, The Mall, Horse Guards e Horse Guards Arch, Whitehall, Parliament Street, Parliament Square e New Palace Yard.
Veja o caminho:

Integrante da Guarda Real desmaia
Nessa quarta-feira (14/9), um dos funcionários da Guarda Real Britânica que guardava o caixão da rainha Elizabeth II caiu durante o velório da monarca.
A transmissão do funeral pela mídia foi interrompida enquanto o guarda era socorrido.
Assista:
Membro da Guarda Real desmaia durante o velório de Elizabeth II.
Transmissão da cerimônia foi interrompida enquanto homem era socorrido.
Assista ▶️ pic.twitter.com/lEl3whQPsf
— Metrópoles (@Metropoles) September 14, 2022