metropoles.com

GDF suspende cirurgia eletiva e amplia atendimento ao Covid-19

Todos hospitais do GDF passam a ser usados para tratar pacientes. Pessoa em grupo de risco deve cadastrar parentes para retirada de remédios

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
GDF-suspende-cirurgias-eletivas-e-amplia-atendimento-de-pacientes-com-coronavírus-para-toda-rede
1 de 1 GDF-suspende-cirurgias-eletivas-e-amplia-atendimento-de-pacientes-com-coronavírus-para-toda-rede - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Cirurgias eletivas e atendimentos ambulatoriais estão suspensos por 15 dias na rede de saúde pública do Distrito Federal. A decisão é uma das medidas do GDF para conter a pandemia do novo coronavírus. Cirurgias de emergência, oncológicas e cardiovasculares estão mantidas. A partir desta quarta-feira (18/03), todos os hospitais da rede pública passam a tratar pacientes com a doença.

A Secretaria de Saúde do DF solicitou que os pacientes com cirurgias eletivas e necessidade ambulatorial não procurem a rede pública no período para tratar sobre os procedimentos. O DF tem 34 casos confirmados do novo coronavírus, sendo que cinco foram de transmissão local. O governador Ibaneis Rocha (MDB) decretou ponto facultativo no GDF.

O Hospital Regional da Asa Norte (Hran) continua a ser a unidade de referência local para o tratamento da doença. Entretanto, em função da fase de transmissão local, a partir de agora, todos os hospitais da rede pública passam a tratar pacientes com a doença.

As unidades receberão visitas da equipe da Rede de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde, para adequações e elaboração de planos de contingência. A Secretaria de Saúde do DF irá entrar em contato com os pacientes para a remarcação dos procedimentos.

Os postos de atendimento da atenção primária e das Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) devem reservar espaços separados para pacientes com suspeita da covid-19, doença causada pelo novo vírus. Equipes farão as coletas para testes. Caso seja necessário, Corpo de Bombeiros e Samu farão eventuais deslocamentos para hospitais.

Retirada de medicamentos

Visitas a pacientes com Covid-19 continuam suspensas. Para os demais casos, serão limitadas a uma pessoa, preferencialmente jovem. No caso da Assistência Farmacêutica, pessoas no grupo de risco do coronavírus deverão cadastrar representantes para a retirada de medicamentos. O limite é de cinco pessoas.

O grupo de risco é composto por: idosos, crianças, gestantes, imunodeprimidos, transplantados e portadores de doenças respiratórias. As novas determinação fazem parte da quinta versão do plano de contingenciamento do GDF, publicada nesta quinta-feira pela Secretaria de Saúde do DF.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?