metropoles.com

Depois de 4 dias fora do ar, site do TJDFT volta a funcionar nesta 4ª

Plataforma segue instável devido a ajustes que serão realizados. Polícia Civil investiga hackers que teriam derrubado o site

atualizado

Compartilhar notícia

Deiviane Linhares/Metrópoles
Site do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios TJDFT , sofre ataque hacker e fica fora do ar por precaução 5
1 de 1 Site do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios TJDFT , sofre ataque hacker e fica fora do ar por precaução 5 - Foto: Deiviane Linhares/Metrópoles

Depois de quatro dias sem funcionar, o site do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) voltou a operar por volta das 18h30 desta quarta-feira (3/8). Portal estava fora do ar desde o último fim de semana devido a um ataque hacker à plataforma.

Até o momento, foram liberadas funções essenciais de 1ª e 2ª instâncias e a visualização de documentos. A Corte informou que o sistema ainda está instável por causa de eventuais ajustes.

Apesar do retorno, o expediente da Secretaria e dos Ofícios Judiciais do Tribunal segue suspenso até esta quinta-feira (4/8).

Durante a suspensão do expediente, o TJDFT funciona em sistema de plantão pelo Núcleo Permanente de Plantão Judicial (NUPLA) para atendimentos apenas de medidas urgentes, como habeas corpus, medidas protetivas e medidas que impliquem perecimento de direito, alimentos, entre outras. Em caso de dúvidas, entre em contato pelos telefones (61) 3103-7338 ou 99989-7254 ou pelo e-mail nupla@tjdft.jus.br.

Ataque hacker

A Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) investiga a tentativa de invasão ao portal. A coluna Na Mira, do Metrópoles, apurou que o ataque foi feito por um hacker, que tentou ter acesso aos bancos de dados da Corte.

Equipes da DRCC fizeram algumas diligências na segunda-feira (1º/8) e estão realizando investigações cibernéticas na tentativa de identificar de onde partiram os ataques. Segundo o tribunal, foi detectada “atividade maliciosa” durante a madrugada e o endereço eletrônico foi derrubado por precaução.

0

Manifestação

Momentos antes do retorno da plataforma, o presidente da Associação dos Magistrados do Distrito Federal e dos Territórios (Amagis), o juiz Carlos Martins Filho, se manifestou sobre a queda da plataforma.

“Quanto à suspensão das atividades, na verdade, os serviços do TJDFT estão sendo mantidos totalmente. Apenas num sistema de plantão. E o mais importante: em que pese a ação realizada, as bases de dados dos sistemas judiciais foram plenamente preservadas. A equipe técnica de TI do TJDFT é extremamente qualificada e agiu rapidamente.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações