Conselho de Ética da CLDF analisará processo contra Daniel Donizet

Sessão foi marcada para quarta-feira (12/11). O Metrópoles apurou que o parecer quer o arquivamento do pedido de suspensão do distrital

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Mardônio Vieira/Assessoria Daniel Donizet
A deputado distrital Daniel Donizet discursa em púlpito no plenário da CLDF - Metrópoles
1 de 1 A deputado distrital Daniel Donizet discursa em púlpito no plenário da CLDF - Metrópoles - Foto: Mardônio Vieira/Assessoria Daniel Donizet

Uma reunião do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) marcada para esta quarta-feira (12/11), às 14h, irá analisar o processo envolvendo o deputado distrital Daniel Donizet (MDB-DF). O deputado é alvo de um pedido de suspensão do mandato.

Presidida pelo deputado Hermeto (MDB-DF), o Conselho de Ética analisa matérias relativas à conduta dos parlamentares, ao cumprimento das normas éticas e ao respeito ao decoro no exercício do mandato, bem como apura representações e denúncias que envolvam infrações ao Código de Ética e Decoro Parlamentar.

O Metrópoles apurou que o posicionamento da Corregedoria da CLDF, presidida por Joaquim Roriz Neto (PL-DF), é de que o processo deve ser arquivado por entender que não há provas para punir Donizet. Inicialmente, o pedido de suspensão seria de 90 dias, mas após um acordo com a mesa-diretora, o tempo de suspensão foi reduzido para 30 dias.

O parecer é opinativo, mas se o Conselho entender que teve algo grave pode dar a suspensão e até pedir pela cassação. A palavra final é do Conselho de Ética da CLDF.

A investigação contra Daniel Donizet inclui condutas que, em tese, configuram abuso de autoridade e assédio sexual.

Em junho, o parlamentar tentou dar uma “carteirada” ao ser abordado dirigindo alcoolizado por policiais militares, no Riacho Fundo e acabou autuado após se recusar a fazer o teste do bafômetro.

Conselho de Ética da CLDF analisará processo contra Daniel Donizet - destaque galeria
3 imagens
Daniel Donizet
Conselho de Ética da CLDF analisará processo contra Daniel Donizet - imagem 3
Conselho de Ética da CLDF analisará processo contra Daniel Donizet - imagem 1
1 de 3

Divulgação/CLDF
Daniel Donizet
2 de 3

Daniel Donizet

Jacqueline Lisboa/Esp. Metrópoles
Conselho de Ética da CLDF analisará processo contra Daniel Donizet - imagem 3
3 de 3

Segundo os policiais, Donizet começou a fazer ligações e, “a todo tempo, falava que iria ligar para o secretário de Segurança Pública, para o governador e para o deputado Hermeto”. Os policiais disseram que o parlamentar também perguntou o nome de cada PM da guarnição e anotou no celular, “como tentativa de intimidação”.

O distrital também se envolveu em outros episódios, sendo acusado de assédio sexual contra ex-servidoras da CLDF e também contra a modelo e influenciadora Andressa Urach.

Em 2023, Donizet foi acusado de omissão após o ex-assessor do deputado é acusado de agredir uma garota de programa em um motel.

Após as polêmicas, o deputado distrital Daniel Donizet está respondendo um processo ético e pode ser expulso do MDB-DF.

Após atestado de 90 dias por problemas de saúde, Donizet voltou à CLDF no dia 23 de outubro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?