metropoles.com

Academias reabrirão na segunda com protocolos rígidos, diz sindicato

Espaços prometem manter as medidas de proteção contra a Covid-19 adotadas anteriormente, com fiscalização rígida

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
GDF autoriza reabertura das academias a partir de 7 de julho com protocolos
1 de 1 GDF autoriza reabertura das academias a partir de 7 de julho com protocolos - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O novo decreto assinado pelo governador Ibaneis Rochas (MDB), publicado nesta sexta-feira (5/3), autoriza, a partir de segunda-feira (8/3), a reabertura de academias de ginástica na capital do país. O Sindicato das Academias do DF (Sindac-DF) diz que todas as medidas sanitárias exigidas pelas autoridades sanitárias serão rigorosamente respeitadas.

“Nós temos os protocolos mais rígidos. A ideia é continuar seguindo-os. Um equipamento usando e outro não, capacidade reduzida nas aulas, com distâncias de dois metros, uso de máscara e álcool em gel espalhado por todo o espaço”, diz a presidente do Sindac-DF, Thais Yeleni

“A gente não teve nenhuma flexibilização desde a primeira retomada”, informa.

“Hoje venho aqui, especialmente, agradecer ao Governo do Distrito Federal, que escutou o nosso segmento, entendeu a importância e o quanto somos essenciais e parte da solução no combate à Covid-19 – e tantas outras doenças”, comemora Thais.

A capital do país está em lockdown desde o último domingo (28/2). O governador adotou essa restrição após a ocupação dos leitos de UTI ultrapassar a taxa 90%. Durante a semana, o Executivo local abriu novas unidades para atendimento de pacientes com Covid-19.

Devem permanecer suspensas as atividades consideradas não essenciais e que não foram excluídas do lockdown, como shoppings, bares e restaurantes.

O chefe do Executivo local, Ibaneis Rocha (MDB), se pronunciou sobre a nova medida no Twitter: “Estamos liberando o funcionamento de creches, escolas e faculdades particulares, além de academias de ginástica a partir de segunda. Mais um passo na retomada das atividades econômicas. Espero que continuem tomando os cuidados, com distanciamento, máscaras e lavando as mãos”, disse.

A decisão parte no mesmo dia em que foi divulgado que a Desembargadora do Conselho Especial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), em decisão monocrática, negou o pedido de urgência feito pela Academia Concept Ltda-ME para poder exercer suas atividades comerciais.

O pedido foi feito sob o argumento de que o decreto, ao obrigar o fechamento da academias, viola o direito à saúde da população do Distrito Federal.

Vigilância

A partir de segunda-feira (8/3), a Vigilância Sanitária fará uma força-tarefa para fiscalizar as academias, de acordo com as regras de liberação previstas no decreto do GDF.

0

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?