metropoles.com

Creches: imunizados contra gripe devem esperar para vacina da Covid

Trabalhadores da área, que poderiam receber o imunizante da Covid-19 nesta quinta, participaram de campanha contra influenza em 11 de maio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Vacina
1 de 1 Vacina - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Com a previsão de receberem a primeira dose da vacina contra Covid-19 nesta quinta-feira (20/5), os professores e profissionais de creches do Distrito Federal enfrentam um dilema. Eles participaram de ampla campanha de imunização contra a gripe, iniciada em 11 de maio. A vacina garante proteção contra os vírus influenza A H1N1 e H3N2, e influenza B, mas, de acordo com o Ministério da Saúde, os imunizados precisam esperar pelo menos 14 dias de intervalo antes de tomar a dose contra Covid-19.

Para chegar ao prazo mínimo e serem imunizados, essa categoria de trabalhadores teria de esperar, pelo menos, até 26 de maio. Assim, somente uma parcela dos profissionais poderiam ser contemplados com a campanha a ser iniciada nesta quinta-feira (20/5).

Preocupado com a possível indisponibilidade de doses para que os trabalhadores se imunizem depois, o Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinproep-DF) pedirá ao GDF que reserve unidades do imunizante contra Covid-19 para esse público.

“A vacinação contra o vírus influenza foi uma campanha conjunta com a Secretaria de Educação. Ainda não temos um percentual de quantos profissionais de creches se vacinaram, mas foi ampla maioria. Vamos fazer um apelo para que a secretaria segure essas doses, pois eles não poderão tomar nesta quinta-feira”, afirmou o diretor jurídico do Sinproep, Rodrigo de Paula.

Vacinação

Em 17 de maio, o governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou que a vacinação contra Covid-19 para os funcionários de creches do DF começa em 20 de maio. De acordo com o chefe do Executivo local, esta é data prevista para os primeiros profissionais da educação serem imunizados, conforme previsto pela Secretaria de Educação. Depois dos trabalhadores de creches, será a vez dos gestores de escolas.

Embora o governo tenha estimado um número de 10 mil profissionais de creches em todo o DF para serem vacinados, nesta terça-feira (18/5), o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do (Sinepe) entregou à Secretaria de Educação lista com 9 mil nomes. A presidente da entidade representativa, Ana Elisa Dumont, afirmou que essa é a soma de professores, monitores e outros profissionais que atuam nos estabelecimentos.

A Grande Angular entrou em contato com as secretarias de Educação e de Saúde, mas não havia recebido resposta até a última atualização desta reportagem. O espaço permanece aberto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?