TCDF avalia legalidade da aposentadoria de Alírio Neto na PCDF

A Corte determinou que a Polícia Civil corrija informações sobre o período em que o presidente do Detran-DF exerceu o cargo de delegado

JP Rodrigues/MetrópolesJP Rodrigues/Metrópoles

atualizado 12/02/2020 23:40

Decisão do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), publicada nessa quarta-feira (12/02/2020), deu andamento ao processo que avalia a legalidade da aposentadoria concedida ao presidente do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), Alírio Neto.

A Corte determinou o retorno do ato à Polícia Civil do Distrito Federal para que, no prazo de 60 dias, corrija datas e informações sobre o período em que o ex-parlamentar desempenhou a função de delegado.

Confira:

Decisão TCDF – Aposentadoria Alírio Neto by Metropoles on Scribd

Em 2012, Alírio teve que ser reintegrado à ativa na carreira de delegado da Polícia Civil após a Corte de Contas considerar ilegal a aposentadoria com proventos integrais concedida ao ex-distrital.

O tribunal entendeu, na época, que o ex-parlamentar não tinha tempo suficiente de serviço prestado em atividade estritamente policial para justificar o benefício após descontar os períodos que Alírio ocupou cargos políticos no GDF e na CLDF.

Em 2014, nova decisão do TCDF considerou válido o cômputo do tempo em que Alírio atuou como deputado distrital – de 1999 a 2002 e de 2007 a 2013 – como atividade estritamente policial. Com o entendimento, a aposentadoria foi novamente concedida ao ex-parlamentar.

Até a última atualização deste texto, Alírio não havia se manifestado sobre o caso. O espaço continua aberto.

SOBRE OS AUTORES
Lilian Tahan

Dirige desde setembro de 2015 o site de notícias Metrópoles. É formada em comunicação social pela Universidade de Brasília (UnB), com especialização em jornalismo digital e gestão de empresa de comunicação pela ISE Business School, instituição vinculada à Universidade de Navarra, na Espanha. Antes do Metrópoles, trabalhou por 12 anos no Correio Braziliense e dois anos na revista Veja Brasília. Ao longo da carreira, conquistou prestigiados prêmios de jornalismo, como Esso, Embratel, CNT, CNI, AMB, MPT, Engenho.

Gabriella Furquim

Formada em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB), com experiência em redação, assessoria de imprensa e gestão de comunicação. Atua na área desde 2009. Integrou as equipes de reportagem e edição dos jornais Correio Braziliense e Aqui DF. Em 2014, coordenou a comunicação da Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente, Seção Defence for Children Brasil (Anced/ DCI Brasil), e do projeto internacional Red de Coaliciones Sur. De 2015 a 2017, foi assessora de imprensa do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg.

Últimas notícias