metropoles.com

Voo Rio-Paris: decisão “absurda” inocentou quem tem culpa, diz pai de vítima

Nelson Faria Marinho é presidente da Associação dos Familiares das Vítimas do Voo 447. Justiça francesa inocentou Air France e Airbus

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Aeronáutica
Fotografia colorida de pedaço do avião dentro do mar
1 de 1 Fotografia colorida de pedaço do avião dentro do mar - Foto: Divulgação/Aeronáutica

Familiares das vítimas do voo Rio-Paris AF 447 estão revoltados com a decisão da Justiça francesa desta segunda-feira (17/4), que inocentou a Air France e a Airbus no processo. Em julho de 2009, o avião saiu do Rio de Janeiro para a capital francesa, mas caiu no meio do Oceano Atlântico e matou 228 pessoas.

“Não só os brasileiros, os franceses, alemães, todos estão indignados com essa decisão, foi absurda! Inocentar quem tem culpa. A Airbus fabricou um avião assassino”, afirmou ao Metrópoles Nelson Faria Marinho, presidente da Associação dos Familiares das Vítimas do Voo 447.

O filho dele, Nelson Marinho Filho, de 40 anos, foi um dos 58 brasileiros mortos na tragédia. “A França não é séria, a Justiça francesa não é séria”, ressaltou.

O tribunal considerou que, apesar de as empresas cometerem falhas, não foi possível demonstrar relação de causalidade com o acidente. Esse foi o mesmo entendimento do Ministério Público francês, em dezembro de 2022.

0

No acidente, 228 pessoas morreram: eram 216 passageiros e 12 tripulantes. Essa foi a ocorrência que mais causou mortes na história da aviação francesa.

As caixas-pretas confirmaram que o acidente aconteceu em decorrência do congelamento das sondas de velocidade quando o avião estava em voo de cruzeiro numa zona com condições meteorológicas diversas. O problema fez com que os aparelhos relatassem informações de altitude de forma incorreta, o que levou os pilotos a perderem o controle da aeronave.

Investigações relataram que danos parecidos nas sondas aconteceram antes do acidente, o que levantou questionamentos sobre o papel das empresas no ocorrido.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações