metropoles.com

Queiroga elogia “Capitã Cloroquina” e indica que ela continua no cargo

Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação, Mayra Pinheiro, é investigada pela CPI da Covid e teve pedido de afastamento aprovado

atualizado

Compartilhar notícia

Leopoldo Silva/Agência Senado
Mayra Pinheiro
1 de 1 Mayra Pinheiro - Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, defendeu a permanência da secretária de Gestão do Trabalho e da Educação, Mayra Pinheiro, conhecida como “Capitã Cloroquina” (foto em destaque), no cargo. E contemporizou o fato de ela ter tentado combinar perguntas com senadores durante a CPI da Covid-19.

Queiroga afirmou que ainda não recebeu oficialmente o pedido de afastamento da secretária. A CPI da Covid aprovou nesta terça-feira (3/8) o pedido à Justiça.

0

“Ainda não recebi oficialmente esse pedido. Naturalmente, tem que se verificar essas questões de legalidade envolvidas nesse tipo de solicitação. O Ministério da Saúde tem prestado todas as informações que são solicitadas pelos senadores, e a competência de indicar os secretários é do Poder Executivo”, disse nesta quinta-feira (5/8).

Mayra ganhou o apelido de “Capitã Cloroquina” por defender o remédio contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A droga não tem eficácia contra a doença. O uso do medicamento como política pública de combate à pandemia é investigado pelos senadores.

Investigada

Mayra é uma das 14 pessoas investigadas pela CPI. Autor do pedido à Justiça de afastamento, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da CPI, diz que ela “mentiu ou entrou em contradição em ao menos 11 oportunidades” durante depoimento à comissão. Para ele, a permanência dela no cargo pode atrapalhar as investigações.

A situação de Mayra ficou ainda mais complicada após ela aparecer em um vídeo combinando com senadores governistas perguntas para CPI.

Queiroga minimizou os efeitos da manobra.

“Qual foi a ilegalidade vista na secretária dialogar com o senador? É preciso que se aponte. Mas essas questões são discutidas no âmbito do Poder Executivo, no Ministério da Saúde. Eu não conversei com a Mayra acerca desse assunto, ela está no governo desde o primeiro dia. Tem um trabalho muito reconhecido pela categoria médica, sobretudo na área de gestão do trabalho e educação em saúde”, frisou.

Após o elogio, Queiroga deu a entender que a secretária, pelo menos por enquanto, continua no cargo. “Vamos continuar trabalhando, deixando que os parlamentares façam seu papel. Eles têm uma elevada função pública e eu também. Procuro trabalhar pra conter a pandemia”, finalizou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?