metropoles.com

Senador propõe nova medida contra auxílio-moradia de autoridades

PEC que trata da pauta, de autoria de Randolfe Rodrigues (Rede-AP), foi interrompida por causa da intervenção no Rio de Janeiro

atualizado

Compartilhar notícia

DIVULGAÇÃO/AGÊNCIA SENADO
Senado Randolfe Rodrigues
1 de 1 Senado Randolfe Rodrigues - Foto: DIVULGAÇÃO/AGÊNCIA SENADO

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) decidiu apresentar um projeto de lei para extinguir o auxílio-moradia de autoridades. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (7/3) e o texto já está pronto para ser protocolado no Senado.

O objetivo é que a nova proposta entre em tramitação imediata para impedir, o quanto antes, a concessão do benefício a todos os agentes públicos dos três Poderes – Legislativo, Executivo e Judiciário. Só a concessão a juízes e promotores custa hoje R$ 1,6 bilhão aos cofres públicos.

No Congresso, já tramitava outra iniciativa com o mesmo fim, também de autoria do senador amapaense, a PEC 41/2017. No entanto, por se tratar de uma Proposta de Emenda Constitucional, a análise precisou ser suspensa após o presidente Michel Temer (MDB) decretar intervenção federal na Segurança Pública do Rio de Janeiro, pois a legislação brasileira diz que a Constituição não pode ser alterada durante períodos de exceção, como intervenção e estado de sítio.

Segundo Randolfe Rodrigues, para evitar que o Congresso postergue a deliberação urgente da pauta, ele resolveu propor novamente a extinção do auxílio-moradia – porém, agora, via projeto de lei. No novo texto, o parlamentar afirma que o benefício “agrava o quadro atual de crise das contas públicas, que tem punido principalmente os mais pobres”.

O político também enfatizou que o subsídio “ofende o senso comum, a razoabilidade, a moralidade administrativa e a lógica mais óbvia que valores indenizatórios por moradia sejam pagos indiscriminadamente no âmbito dos Poderes e da administração pública, em completo desprezo pela destinação legal” de recursos públicos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?