Ministério comete erros de português ao parabenizar professores

Mensagens no Twitter viraram piada entre usuários da rede social, que sugeriram correções. Alguns posts foram deletados do perfil

atualizado 16/10/2019 7:41

Uma homenagem feita pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTIC), nessa terça-feira (15/10/2019), causou espanto no Twitter, principalmente para os professores de português. Uma série de mensagens em sequência, publicadas no perfil da pasta pelo Dia do Professor, trazia erros gramaticais e um texto confuso, que acabou virando piada entre os usuários da rede social.

“Hoje é o dia do profissional, que sem ele, nada seria possível, este profissional é o professor. Todos que venceram e se tornaram ícones, referência, e mudaram a história da humanidade para sempre, um dia tiveram um professor que os encaminhou. […] À vocês, profissionais do ensino, que se dedicam de corpo e alma à missão de formar pessoas, de qualificar profissionais, toda a gratidão e os cumprimentos pelo seu dia, parabéns mestres, parabéns professores”, dizia um trecho publicado pela pasta no Twitter.

A mensagem ainda fala que os professores são importantes para incentivar os alunos “à dar o primeiro passo a na direção do conhecimento”. Várias pessoas criticaram a “enxurrada” de vírgulas, além de condenarem o uso incorreto da crase em duas ocasiões.

“Crase antes de verbo?! Tá na hora de ‘valorizar’ os professores de português”, sugeriu um usuário. “Pensei em começar a corrigir, mas percebi que a solução seria redigir outro texto”, alfinetou outro. “Vocês poderiam ter escrito apenas ‘Feliz Dia do Professor’, que já era de bom tamanho”, opinou mais um internauta.

Momentos depois de a thread viralizar, o perfil do Ministério da Ciência deletou os posts. A pasta não comentou o assunto.

Últimas notícias