metropoles.com

Ministério comete erros de português ao parabenizar professores

Mensagens no Twitter viraram piada entre usuários da rede social, que sugeriram correções. Alguns posts foram deletados do perfil

atualizado

Compartilhar notícia

amented
1 de 1 amented - Foto: null

Uma homenagem feita pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTIC), nessa terça-feira (15/10/2019), causou espanto no Twitter, principalmente para os professores de português. Uma série de mensagens em sequência, publicadas no perfil da pasta pelo Dia do Professor, trazia erros gramaticais e um texto confuso, que acabou virando piada entre os usuários da rede social.

“Hoje é o dia do profissional, que sem ele, nada seria possível, este profissional é o professor. Todos que venceram e se tornaram ícones, referência, e mudaram a história da humanidade para sempre, um dia tiveram um professor que os encaminhou. […] À vocês, profissionais do ensino, que se dedicam de corpo e alma à missão de formar pessoas, de qualificar profissionais, toda a gratidão e os cumprimentos pelo seu dia, parabéns mestres, parabéns professores”, dizia um trecho publicado pela pasta no Twitter.

0

A mensagem ainda fala que os professores são importantes para incentivar os alunos “à dar o primeiro passo a na direção do conhecimento”. Várias pessoas criticaram a “enxurrada” de vírgulas, além de condenarem o uso incorreto da crase em duas ocasiões.

“Crase antes de verbo?! Tá na hora de ‘valorizar’ os professores de português”, sugeriu um usuário. “Pensei em começar a corrigir, mas percebi que a solução seria redigir outro texto”, alfinetou outro. “Vocês poderiam ter escrito apenas ‘Feliz Dia do Professor’, que já era de bom tamanho”, opinou mais um internauta.

Momentos depois de a thread viralizar, o perfil do Ministério da Ciência deletou os posts. A pasta não comentou o assunto.

Compartilhar notícia