metropoles.com

Lula promulga Tratado para retorno do Brasil à Unasul

Brasil ficou fora da Unasul desde 2019, durante o governo do ex-presidente Bolsonaro. Decreto publicado por Lula passa a valer em maio

atualizado

Compartilhar notícia

Montserrat Boix/Wikimedia Commons
UNASUR_(Ecuador)
1 de 1 UNASUR_(Ecuador) - Foto: Montserrat Boix/Wikimedia Commons

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou, nessa quinta-feira (6/4), um decreto que promulga o Tratado Constitutivo da União de Nações Sul-Americanas (Unasul). O decreto entrará em vigor apenas a partir de 6 de maio. O documento foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União.

A expectativa é de que a Unasul seja retomada em sua composição original, com Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela, além do Brasil.

A Unasul, criada em 2008, era um organismo formado por 12 países da América do Sul, com o objetivo de construir um espaço de diálogo e articulação no âmbito cultural, econômico e político entre seus membros. Mas, em abril de 2019, quatro meses após tomar posse, Bolsonaro anunciou, via Twitter, a saída do Brasil do grupo. Na ocasião, o então presidente considerou melhor integrar o Fórum para o Progresso da América do Sul (Prosul).

Integração

Em 24 de janeiro, logo no início de seu mandato, Lula já demonstrava intenção diferente de seu antecessor. Em viagem à Argentina, o presidente afirmou que seu governo fortaleceria o Mercosul e recriaria a Unasul. “Sozinhos somos fracos. Juntos, podemos crescer e desenvolver a região”, escreveu o presidente em suas redes sociais.

Na ocasião, Lula já dizia que queria melhorar as relações com os países vizinhos, abaladas por Bolsonaro. “Vim para a Argentina não só para participar da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos), que acontece hoje, mas também para dizer que o Brasil está de volta”, escreveu o petista.

O governo Lula trabalha para que a cúpula de reestreia da Unasul aconteça no Brasil ainda no primeiro semestre de 2023, conforme antecipado pelo colunista Igor Gadelha do Metrópoles.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?