metropoles.com

Após decisão do STF, PT convoca manifestações em defesa de Lula

Em uma série de publicações no Twitter, o partido disse que “o povo vai tomar nas mãos o rumo deste país”

atualizado

Compartilhar notícia

ERNANI OGATA/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO
PT
1 de 1 PT - Foto: ERNANI OGATA/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO

O Partido dos Trabalhadores (PT), após mudança de entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre prisão de réus após condenação em 2ª instância, convocou manifestações em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pode ser beneficiado pela medida.

Em uma série de publicações no Twitter, o partido disse que “o povo vai tomar nas mãos o rumo deste país”. Na manhã desta sexta-feira (08/11/2019), a defesa do ex-presidente protocolou o pedido de soltura.

“Hoje o povo sai de sua casa com uma estrela no peito e o coração cheio de esperança: decisão do STF desautoriza prisão em 2ª instância, e Lula pode voltar para os braços do povo”, publicou o perfil oficial do partido no Twitter.

Em outra mensagem, o partido comemorou a decisão do STF. “A democracia e a Justiça vencem com o fim da prisão após segunda instância. A lei foi respeitada. Ao lado de Lula, o povo vai tomar nas mãos o rumo deste país”, salientou.

Na primeira entrevista após mudança de entendimento do STF sobre prisão de réus após condenação em 2ª instância, o advogado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Cristiano Zanin, afirmou nesta sexta-feira (08/11/2019) que “não há nada que possa impedir a soltura”.

Zanin esteve com o petista nesta manhã, na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde Lula está preso desde abril do ano passado e já pediu sua liberdade. “Não há nada que possa impedir ou protelar a decisão que determina a soltura. Qualquer ato dará contornos políticos ainda maiores”, afirmou.

Assim como a defesa, o partido defende a nulidade do processo. “A Lava Jato não só atuou à margem da lei, mas ignorou os códigos morais para prender um homem que dedicou sua vida a mudar o país”, concluiu.

Apesar de o Supremo abrir caminho para a soltura de Lula, o ex-presidente segue inelegível. Isso por que a condenação no caso do triplex do Guarujá (na Justiça Federal de Curitiba, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região e no Superior Tribunal de Justiça) ainda está válida. Ou seja, hoje, Lula não teria condições de ter um eventual registro de candidatura.

O plenário do STF decidiu, nessa quinta-feira (07/11/2019), que será alterada a interpretação atual que permite prisão de réus após condenação em 2ª instância, ainda com recursos cabíveis antes do trânsito em julgado da sentença condenatória.

Veja algumas mensagens do PT: 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?