metropoles.com

Sete comidas “italianas” que só existem no Brasil

Pratos adorados por brasileiros, como filé à parmegiana e rondelli, nunca existiram no país da bota

atualizado

Compartilhar notícia

Felipe Menezes/Metrópoles
Vila-Tevere[1]
1 de 1 Vila-Tevere[1] - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

Sardella no couvert, rondelli de prato principal e bife à parmegiana de acompanhamento. Por aqui, essa parece uma refeição típica de cantina, mas muitos italianos se assustariam, já que nenhum desses pratos existem assim na Itália. São diversas as receitas atribuídas ao “país da bota” que, na verdade, foram inventadas ou adaptadas no Brasil.

Muitas das criações e adequações foram feitas por falta de ingredientes tradicionais daqui, na época em que os imigrantes vieram, outras foram apenas inspiradas na nação europeia.

De acordo com Gerardo Landulfo, delegado da Accademia Italiana della Cucina, organização com sede em Milão, dois dos pratos comumente atribuídos à Itália são totalmente brasileiros.

“O filé à parmegiana com arroz e fritas foi todo criado aqui. Outros pratos podem ter uma diferença ou outra, mas nada é tão chocante como essa composição”, contou.

Outra criação brasileira é o polpetone, “totalmente produzido no Brasil, pois na Itália é feito no forno, não é frito e não tem o excesso de molho”.

Confira a lista de invenções brasileiras:

0

Compartilhar notícia