metropoles.com

Em depoimento à CPI da Saúde, Assad confirma pedido de propina

Empresário não respondeu às perguntas dos distritais, mas confirmou o que havia dito aos promotores

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Facebook
luiz afonso assad
1 de 1 luiz afonso assad - Foto: Reprodução/Facebook

Amparado por um habeas corpus e acompanhado do advogado, o empresário Afonso Assad não respondeu às perguntas dos distritais durante depoimento à CPI da Saúde, na Câmara Legislativa, na manhã desta quinta-feira (27/10). Mas confirmou o depoimento feito ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), de que teria sido procurado por emissários de dois deputados para pagar propina com dinheiro de emendas parlamentares.

O presidente da CPI, Wellington Luiz (PMDB), tratou o depoimento como “decepcionante”. “O que ele disse ao MPDFT tem relevância enorme, mas seria interessante que ele falasse e respondesse aos nossos questionamentos. Precisamos saber o envolvimento de cada parlamentar e como aconteceu a dinâmica das acusações”, disse.

O depoimento de Assad ao MPDFT ocorreu em julho deste ano. Aos promotores, o empresário afirmou que se reuniu com pelo menos dois distritais: Bispo Renato Andrade (PR) e Julio Cesar (PRB). Depois, foi procurado por Alexandre Braga Cerqueira, então assessor de Bispo Renato, que teria pedido propina em nome dos parlamentares, segundo o depoimento.

O dinheiro seria de emendas destinadas à educação. “Esperávamos interesse do Assad nos ajudar a ter clareza nos fatos. Vamos continuar os trabalhos da CPI, pois é fundamental saber se houve ou não a propina”, disse Wasny de Roure (PT), relator da comissão.

Assad deixou a Câmara sem falar com a imprensa. O suposto esquema de corrupção é investigado pela Operação Drácon. Todos os deputados citados negam qualquer irregularidade.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?