metropoles.com

Infectologista viraliza ao dar conselhos sobre infecções sexualmente transmissíveis

Médico conscientiza o público sobre a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e apresenta 5 dicas essenciais para evitá-las

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Instagram/dr.ricardokores
Foto mostra um médico sentado em um consultório usando jaleco e olhando a câmera - Metrópoles
1 de 1 Foto mostra um médico sentado em um consultório usando jaleco e olhando a câmera - Metrópoles - Foto: Reprodução/Instagram/dr.ricardokores

Embora as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) sejam um assunto sério, um médico encontrou no bom humor a ferramenta ideal para fazer com que o debate chegasse a mais pessoas.

Desde setembro do ano passado, o infectologista Ricardo Kores, de Uberlândia (MG), tem feito vídeos para divulgar a importância de prevenir as ISTs pensando no público jovem que usa as redes sociais.

“A classe médica precisa se adaptar à linguagem dos jovens, para atingí-los de forma respeitosa, e de uma maneira que os apoie na prevenção das ISTs. O jovem é quem mais está precisando de informações e merece nossa atenção e esforço para falar a língua deles”, afirma Kores.

Em seus vídeos, o médico usa vários doces, brinquedos sexuais, comidas e até fantasias para apresentar as estratégias de prevenção e os comportamentos de risco. Em um de seus vídeos mais populares, com mais de 8 milhões de visualizações, ele usa um pirulito grande e uma rosquinha para mostrar que insistir no sexo pode causar lesões íntimas.

Ele conta que é preciso sempre explicar ao público o que são os comportamentos de risco e ensinar o que poderia parecer banal, como a forma correta de se colocar uma camisinha masculina. “Todas as dúvidas devem ser levadas a sério”, defende.

“Já vi pacientes consideram que o sexo oral e anal não são sexo. Há quem considere só a penetração vaginal como algo importante e não se previne em outras ocasiões. Por mais que pareça uma coisa esdrúxula, há quem creia e só conseguiu tirar a dúvida através do acolhimento e do respeito”, completa ele.

0

Prevenção de ISTs descomplicada

Em entrevista ao Metrópoles, o infectologista aponta cinco estratégias essenciais para a prevenção. Os pontos mais fundamentais são:

  1. A testagem frequente de ISTs;
  2. O uso do preservativo;
  3. O uso de medicação que previne o HIV (a PrEP antes das relações sexuais e a PEP, quando é feita depois);
  4. O tratamento de infecções de forma precoce, assim que as diagnosticar;
  5. A manutenção de um cartão de vacinas atualizado, com a prevenção do HPV, hepatites e outras doenças.

“Quando a gente pensa em estratégias mais fundamentais para se prevenir uma IST, eu uso a imagem de um leque: está tudo combinado e conectado. Se você abre pouco o leque, vai ventar pouco. Quanto mais abas de prevenção você adiciona, mais poder você tem de prevenção”, conclui o médico.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?