metropoles.com

Zelensky discursa no parlamento americano e pede novas sanções

Em discurso histórico, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky foi aplaudido de pé diversas vezes ao longo da fala

atualizado

Compartilhar notícia

Chip Somodevilla / Equipe
Volodymyr Zelensky, Kamala Harris e Nancy Pelosi - Metrópoles
1 de 1 Volodymyr Zelensky, Kamala Harris e Nancy Pelosi - Metrópoles - Foto: Chip Somodevilla / Equipe

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky discursou na sede Congresso americano nesta quarta-feira (21/12), após se reunir com o presidente Joe Biden. O líder ucraniano fez um apelo para que os Estados Unidos endureçam as sanções contra a Rússia para frear os ataques. Ao longo da declaração, ele foi aplaudido de pé pelos congressistas.

“Vocês podem fortalecer as sanções para fazer a Rússia sentir o quão ruim é sua agressão. Está em suas mãos, realmente, nos ajudar a levar à justiça todos os que começaram esta guerra criminosa e não provocada. Vamos fazer isso. Deixem os terroristas serem responsabilizados pelas agressões, e compensarem todas as perdas desta guerra”, pediu Zelensky.

O presidente ucraniano afirmou que apresentou a Biden um pacote com dez propostas para o restabelecimento da normalidade na região. Ele não detalhou o conteúdo do documento, mas garantiu que recebeu o apoio do americano.

“Fico feliz em compartilhar que o presidente Biden apoiou nossa iniciativa de paz hoje. Cada um de vocês, senhoras e senhores, pode ajudar na implementação para garantir que a liderança americana permaneça sólida, bicameral e bipartidária”, afirmou.

O líder ucraniano também comparou os esforços das tropas do país com os soldados americanos durante a Segunda Guerra Mundial. “Assim como os corajosos soldados americanos que mantiveram posição e enfrentaram as forças de Hitler durante o Natal de 1944, corajosos soldados ucranianos estão fazendo o mesmo com as tropas de Putin”, disse.

Durante o discurso, Zelensky foi aplaudido de pé diversas vezes pelos congressistas presentes. Ao final, ele entregou uma bandeira com as cores da Ucrânia para para a vice-presidente americana, Kamala Harris e a presidente da Câmara, Nancy Pelosi.

“Nós vamos comemorar o Natal sem eletricidade, mas a luz da nossa fé não será apagada. Se mísseis russos nos atacarem, faremos o melhor para nos proteger. Vamos ajudar um ao outro. Esse é o nosso desejo de paz”, apelou o presidente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações