metropoles.com

Borderline: especialista afirma que Raissa pode ter novos surtos na Fazenda

Na madrugada desta quarta-feira (30/9), a peoa teve outra crise e jogou creme de leite nos peões

atualizado

Compartilhar notícia

reprodução/ playplus
raíssa
1 de 1 raíssa - Foto: reprodução/ playplus

Na madrugada desta quarta-feira (30/9), após a formação da Roça e a indicação da peoa Raíssa Barbosa, com 6 votos, direto para a berlinda, a ex-vice Miss Bumbum viveu mais um momento de surto dentro do reality. Na ocasião, a modelo se irritou com Juliano Ceglia, Biel e Cartolouco, chamando-os de falsos e jogou creme hidratante nos peões. Veja:

A participante, que já declarou que lida com Transtorno de Personalidade Borderline, pode ter vivido outra crise dentro do reality rural. Para esclarecimento, a coluna conversou com a neuropsiquiatra Gesika Amorim. “O que a Raissa teve foi um surto e, provavelmente, outros podem vir com mais frequência. Lembrando ainda que o borderline é um padrão de comportamento rígido, inalterado, inflexível e marcante de agir, que de alguma forma pode causar sofrimento e prejuízo para terceiros ou para si”, comentou a especialista.

7 imagens
Ela jogou creme nos peões
Depois, ela revelou ser diagnosticada com transtorno de Bordelaine
Ela tem dado várias crises
E pode não ser o último
No anterior, a peoa chorou...
1 de 7

Ela tem transtorno Boderline

reprodução/ playplus
2 de 7

Ela jogou creme nos peões

3 de 7

Depois, ela revelou ser diagnosticada com transtorno de Bordelaine

Divulgação/TVRecord
4 de 7

Ela tem dado várias crises

Reprodução
5 de 7

E pode não ser o último

Reprodução/Play Plus
6 de 7

No anterior, a peoa chorou...

Reprodução/Play Plus
7 de 7

...discutiu com os peões...

Reprodução/Play Plus

Ainda segundo a neuropsiquiatra, atitudes desse tipo, por parte da peoa, podem se repetir, já que pacientes com esse quadro não conseguem lidar com ambientes de pressão e, principalmente, com a rejeição.

“O pânico ou a raiva exagerada aparecem nessas pessoas quando acham que estão sendo abandonados ou negligenciados. Por exemplo: se alguém importante se atrasa ou cancela um compromisso, o paciente já constrói uma causa pessoal para o fato. Eles idealizam facilmente o cuidador ou amante no início do relacionamento, exigindo atenção exclusiva e integral. Mas, ao sentirem-se mal amados ou não correspondidos como idealizado, ficam desiludidos, se irritam ou desprezam a pessoa”, explicou.

“Haverá empatia e o cuidado com outra pessoa se acharem que essa pessoa estará disponível para eles sempre que necessário. As carências são repentinas. Apresentam muita dificuldade de controlar a raiva, tornando-se inadequados e muito irritados. Expressam a raiva com amargura, sarcasmo ou falação irritada, mas depois sentem vergonha e culpa”, completou.

O transtorno 

De acordo com a médica, para o diagnóstico do Transtorno de Personalidade Borderline, os pacientes devem apresentar instabilidade persistente nos relacionamentos, na autoimagem e nas emoções (desequilíbrio emocional), bem como acentuada impulsividade.

Além disso, para eles, sua autoimagem ou senso de si mesmo é instável e eles fazem esforços desesperados para evitar o abandono, que por sua vez pode ser real ou imaginado. Seus relacionamentos são sempre muito intensos, instáveis e se alternam entre a idealização e a desvalorização do outro. Mas, apesar do comportamento de Raíssa, não se pode afirmar que os outros peões que ali convivem correm risco.

“Quanto a afirmar que as pessoas confinadas com ela correm risco, é difícil dizer, mas vale lembrar que as pessoas com Transtorno de Personalidade Borderline vivem no limite. Ela está sob pressão e não sabe lidar com isso. Então, as explosões tornam-se frequentes e imprevisíveis e, em um momento de fúria, ela pode agir de forma violenta, como agredir alguém, entre outras coisas” A doutora frisou ainda importância de se entender e ajudar pacientes que apresentam este quadro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?