metropoles.com

Oposição se movimenta após retomar maioria na CPI do MST

Ricardo Salles, relator da CPI do MST, e Kim Kataguiri, o 1º vice, protocolaram requerimentos após oposição retomar maioria na comissão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
João Pedro Stedile, líder do MST, ao lado do ex-Ministro do Meio Ambiente, deputado Ricardo Salles - Metrópoles
1 de 1 João Pedro Stedile, líder do MST, ao lado do ex-Ministro do Meio Ambiente, deputado Ricardo Salles - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Com PP e Republicanos devolvendo o controle da CPI do MST à oposição ao governo Lula, o comando da comissão já se movimentou nesta segunda-feira (28/8) e protocolou requerimentos para continuar as investigações.

Logo pela manhã, o 1º vice-presidente da CPI, deputado Kim Kataguiri, pediu a quebra de sigilos bancário, fiscal, telefônico e telemático do coordenador do MST, João Pedro Stédile.

O relator da CPI, deputado Ricardo Salles (PL-SP), também se movimentou. Ele protocolou dois requerimentos, nesta segunda-feira, para investigar lideranças e empresas ligadas ao MST.

O primeiro pedido é para convocar de três lideranças de movimentos sem-terra: Diolinda Alves de Souza, Lucineia do Rosario e Oronildo Loures Costa.

No caso, Lucineia e Oronildo são funcionários do gabinete do deputado Valmir Assunção (PT-BA). Já Diolinda trabalha com a deputada Sâmia Bomfim (PSol-SP).

Salles também pediu as quebras de sigilo fiscal, bancário, telefônico e telemático da Associação Brasil Popular (Abrapo); da presidente da entidade, Leticia Barqueta; e de seus diretores, Itelvina Maria Masioli e Wesley Oliveira Lima.

O relator aponta que a Abrapo pode ser uma das ” principais fontes gestoras dos recursos do” MST e que a quebra de sigilo seria necessária para entender a relação da entidade com o movimento sem-terra.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?