metropoles.com

Inclusão de governadores gera mais um embate na cúpula da CPI

Relator atendeu a apedido de Eduardo Braga e incluiu governador do Amazonas como indiciado, mas decisão contrariou Randolfe e Omar Aziz

atualizado

Compartilhar notícia

Leopoldo Silva/Agência Senado
empresário Otávio Oscar Fakhoury Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia (CPIPANDEMIA) realiza oitiva de empresário apontado como financiador de disseminação de notícias falsas 4
1 de 1 empresário Otávio Oscar Fakhoury Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia (CPIPANDEMIA) realiza oitiva de empresário apontado como financiador de disseminação de notícias falsas 4 - Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

O pedido de indiciamento do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), causou nova divisão na cúpula da CPI da Covid-19 no Senado.

Após acordo com o senador Eduardo Braga (MDB-AM), o relator da comissão, Renan Calheiros (MDB-AL), decidiu nesta terça-feira (26/10) incluir o líder do Executivo amazonense no rol de indiciados.

A decisão de Renan, porém, contrariou o presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), e o vice-presidente, Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

“Tem divergência”, admitiu Aziz à coluna. “Não tem acordo para votar o relatório, tem fatos. Não é justo indiciar só um governador e não indiciar outros”, completou.

Já Randolfe acredita que uma inclusão de Lima poderá judicializar o relatório, assim o pedido de indiciamento de outros governadores.

Até antes do início da votação do relatório final, Renan mantinha o pedido de indiciamento. Com isso, o emedebista conseguiu evitar que Braga apresentasse voto em separado, com a inclusão de Wilson Lima.

Em seu Twitter, o governador do Amazonas reclamou da postura de Braga. “Eduardo Braga está agindo de forma que os amazonenses já conhecem. À base de ameaça para incluir meu nome no relatório prometendo não votar caso não consiga o que quer. Ele quer incluir meu nome, mesmo sabendo que não fui sequer investigado pela CPI”, disse.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?