metropoles.com

Bancada do Podemos no Senado vai minguar em 2023

Lideranças do Podemos preveem que, dos oito senadores que a sigla tinha até 2022, só dois devem permanecer no partido na nova legislatura

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Senado Federal
O senador Flávio Arns (PR) trocará o Podemos pelo PSB
1 de 1 O senador Flávio Arns (PR) trocará o Podemos pelo PSB - Foto: Divulgação/Senado Federal

Dono da terceira maior bancada do Senado até 2022, o Podemos verá seu número de senadores minguar a partir de 1º de fevereiro, quando começa uma nova legislatura na Casa.

Após terminar o ano passado com oito senadores, integrantes da direção do Podemos preveem que a bancada deve acabar ficando com apenas dois integrantes no Senado.

Nas eleições de 2022, a legenda não só não elegeu nenhum novo senador, como viu dois de seus senadores não conseguirem se reeleger: Alvaro Dias (PR) e Lasier Martins (RS).

Debandada

Outros quatro integrantes da bancada do Podemos já deixaram ou devem deixar a legenda em breve. O primeiro a debandar foi o senador Jorge Kajuru (GO), que migrou para o PSB de Geraldo Alckmin nesta semana.

O senador Flávio Arns (PR) já decidiu seguir o mesmo caminho de Kajuru. A filiação de Arns ao PSB está marcada para a próxima terça-feira (31/1), na sede da sigla, em Brasília.

Dirigentes do Podemos também já esperam que os senadores Eduardo Girão (CE) e Styvenson Valentim (RN) deixem o partido. Nesse cenário, sobrariam apenas Marcos do Val (ES) e Oriovisto Guimarães (PR).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?