metropoles.com

Novo presidente da Colômbia conversará com Venezuela, diz embaixador

Embaixador colombiano no Brasil, Darío Montoya pediu “retorno da democracia” à Venezuela

atualizado

Compartilhar notícia

Guillermo Legaria/Getty Images
Gustavo Petro Francia Marquez colombia
1 de 1 Gustavo Petro Francia Marquez colombia - Foto: Guillermo Legaria/Getty Images

O embaixador colombiano no Brasil, Darío Montoya, afirmou nesta terça-feira (5/7) acreditar que o presidente eleito da Colômbia, Gustavo Petro, incentivará negociações por eleições livres na Venezuela. Eleito no mês passado, Petro será o primeiro presidente de esquerda da Colômbia.

“Tenho otimismo. Prevejo que Petro vai incentivar essas conversas. Vai ser muito útil para abrir o diálogo, para eleições livres na Venezuela. Petro é da esquerda democrática e nossas instituições são fortes. Que Petro vá muito bem”, disse Montoya em conversa com a coluna.

O embaixador foi indicado ao posto em 2019, início do governo Bolsonaro, pelo atual presidente colombiano, Iván Duque. Em 7 de agosto, Duque passará a faixa para o esquerdista Petro em Bogotá.

Montoya abriu as portas da embaixada da Colômbia para uma ocasião inusitada: celebrar o Dia da Independência da Venezuela. É que a embaixada venezuelana, que fica na mesma rua, está ocupada por funcionários do regime de Nicolás Maduro, a contragosto do Itamaraty.

O governo Bolsonaro reconhece como embaixadora venezuelana a diplomata María Teresa Belandria, indicada por Juan Guaidó, líder da oposição que se autoproclamou presidente interino da Venezuela em 2019.

No discurso, Belandria chamou Maduro de “ditador e sequestrador”. O embaixador colombiano fez uma “saudação otimista pelo futuro das nossas democracias e pelo retorno da democracia à Venezuela, nosso país irmão”.

A solenidade contou com integrantes do Itamaraty, Ministério dos Direitos Humanos e da Vice-Presidência. O único parlamentar foi o deputado Eduardo Bolsonaro.

Apesar da eleição tensa na Colômbia, a vitória de Petro foi prontamente aceita pelo rival, o direitista Rodolfo Hernández e o atual presidente, Iván Duque. Duque prometeu uma transição “harmoniosa e pacífica”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?