metropoles.com

Ibaneis manda reativar o fumacê: “Não dá para esperar a burocracia”

Serviço está interrompido desde o último dia 6, após questionamentos do Ministério Público do Trabalho (MPT)

atualizado

Compartilhar notícia

Pedro Ventura/Agência Brasília
fumacê dengue
1 de 1 fumacê dengue - Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha (MDB) ordenou a reativação imediata do fumacê de combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da dengue. A decisão contraria determinação do Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal (MPT-DF), que interditou, em 6 de maio, o galpão onde o composto era elaborado, em Taguatinga, o que provocou a suspensão do serviço.

De acordo com os procuradores, o local não oferece condições adequadas de segurança para os funcionários. Além disso, foram encontrados produtos fora do prazo de validade.

A Secretaria de Saúde afirmou ter se adequado às exigências, mas, na última terça-feira (28/05/2019), a auditoria fiscal do trabalho entendeu que a documentação apresentada pelo Governo do Distrito Federal (GDF) não havia sido “minimamente suficiente para liberar a atividade nem sequer para ensejar nova visita in loco, e manteve a interdição.

“Não dá para esperar a burocracia do MPT, e tenho minhas fundadas dúvidas quanto à competência deles para tratar o assunto”, afirmou Ibaneis à Grande Angular.

A procuradora responsável pelo caso, Renata Coelho, disse que continua tratando da resolução dos problemas técnicos com a Secretaria de Saúde e espera chegar a um entendimento nesta quinta-feira (30/05/2019).

Ao saber da declaração de Ibaneis, a procuradora destacou que ele “não tem poderes para determinar a reativação”. “O que ele pode fazer é descumprir a decisão e se sujeitar às penalidades”, pontuou. De acordo com Renata Coelho, o descumprimento é passível de ações por improbidade administrativa e crime de desobediência.

Ofício
Logo após a declaração do governador, o secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, publicou ofício, direcionado à Subsecretaria de Vigilância à Saúde, solicitando a “reativação imediata dos serviços relativos às ações de prevenção e controle da dengue, de modo que as viaturas que espalham o fumacê voltem a circular pelas ruas no combate a proliferação da referida doença”.

No documento, o gestor justifica a medida citando o “cenário epidemiológico da dengue no Distrito Federal e os notórios prejuízos à saúde pública oriundos da referida interdição”.

Confira:

Ofício – Fumacê by Metropoles on Scribd

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?